Confirmado: Isenção de IPVA é mantida na Justiça

Juíza suspende a exigibilidade do Imposto para quem já tinha a Isenção de IPVA.

 
Segundo a Lei nº 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, todo portador de necessidade especial, mobilidade reduzida e familiares têm direito a isenção na compra do veículo zero, isenção de IPVA, IPI e ICMS para deficientes não condutores – que são os que necessitam de alguém que possa dirigir carro para deficiente – e condutores.
 
Mas como foi dito anteriormente, a falta de informação prejudica demais a vida do deficiente físico, visual ou mental, e autistas, justamente porque muitos não têm idéia que tem direito a tais benefícios.
 
Imagine você que além de se levar uma eternidade para ter acesso a informação, passar por todo um processo burocrático para conseguir a Isenção de IPVA para deficientes não condutores e condutores (no caso de SP, existiam na verdade apenas para condutores), vem o governador e decide que esse direito está revogado para quem possuía veículo acima R$ 70.000,00? Foi o que aconteceu no final do ano de 2017 e pegou todos de surpresa.


Continua depois da Publicidade

Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO

Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!

BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.


Na verdade o que o governador fez, foi estender a isenção por conta dos inúmeros processos judiciais que já vinham concedendo judicialmente à Isenção de IPVA para os Não-Condutores. O governo demorou amparar essas Pessoas com Deficiência pois sempre as tratou de forma discriminada e desigual. Por isso ficou a cargo do judiciário esta correção.
 
Então, depois de nove anos “perdendo” dinheiro, o governo decidiu revogar a lei e tirar esse direito tão importante na vida dos deficientes. Uma injustiça sem tamanho e um tombo gigante para milhares de beneficiados pela isenção de IPVA.
 
Porém, nessa semana, uma grande novidade encheu de esperança a vida de todos os que foram prejudicados por essa modificação brusca na lei: Na justiça, os primeiros casos de suspensão da exigibilidade do IPVA sobre o veículo começaram a sair.
 
O que isso significa e por que essa é uma excelente notícia para todos? O código tributário nacional dá entre as hipóteses de suspensão de cobrança, que a pessoa entre com um pedido de tutela provisória sendo assim possível tal suspensão.
 
Isenção de IPVA é mantida na Justiça
Isenção de IPVA é mantida na Justiça
Assim, a juíza entendeu que a partir dos argumentos apresentados (laudo médico para deficientes que comprova tal limitação e seus documentos iniciais) há sim, uma probabilidade de direito, que é a ofensa do direito adquirido e também reconheceu o risco de dano, afinal, por conta desse nova lei, neste caso específico era possível haver danos irreparáveis na vida do beneficiado.
 
Ou seja, com tudo isso, a juíza teve o bom senso e compreendeu que há sim a necessidade de suspender a exigibilidade do IPVA sobre o seu veículo, sendo ele zero ou não, e manteve o direito a isenção de IPVA até o final do processo.
 
Essa notícia é excelente e é só mais uma prova da tecla que sempre batemos: como é importante lutar pelos seus direitos. Porque afinal, só depois de diversos argumentos, diversas ações judiciais de várias pessoas, ficou claro no judiciário que a antiga decisão de excluir os Não-Condutores era completamente inviável e poderia prejudicar milhares de cidadãos portadores de deficiência física, visual ou mental – severa ou profunda.
 
Imagine o seguinte caso: Uma pessoa compra um carro de determinado modelo e valor já imaginando e contando com a isenção, não só de IPI e ICMS, mas também com a isenção de IPVA. E já sabemos que ao comprar um carro, o investimento do deficiente é muito maior do que o da pessoa comum, afinal, é preciso que haja diversos tipos de adaptações de acordo com o tipo de limitação motora da pessoa (alguns recorrem até a blindagem do veículo).
 
Então imagine a frustração que essa pessoa sentiu ao descobrir que SEU DIREITO à isenção de IPVA havia sido tirado dela? Por isso, essa notícia é de extrema importância e só nos mostra o quão importante é você lutar pelos seus direitos.
 
Portanto, a informação é a chave da ação. É importante que a pessoa com deficiência tenha acesso aos seus direitos e lute por eles, porque podemos ver que dá resultado sim. Muitas das pessoas com deficiência pedem o auxilio de empresas especializadas em isenção que servem como um tipo de guia de isenção, ou seja, um profissional que o acompanhará durante todo o processo de reivindicação dos seus direitos e lhe guiará em relação a todas as suas dúvidas, afinal são muitas as doenças que dão direito a isenção de IPI, ICMS, IPVA e até imposto de renda.
 
Aliás, o deficiente conta com a ajuda de muitos outros profissionais durante o processo, como advogados, médicos credenciados do DETRAN – que lhe fornecerão o tão importante Laudo Médico para CNH Especial, auto escolas credenciadas – que é onde você deve tirar a carteira de deficiente físico; entre outros.
 
Porém, mesmo com o auxílio de tantas pessoas, não vale de nada se o portador da deficiência não tiver força e coragem para lutar pelos seus direitos. Então, essa notícia da suspensão da exigibilidade do IPVA na compra dos veículos é um respiro de alivio, uma luz no meio de tanta burocracia, mostrando que lutar pelos seus direitos, vale a pena sim.

Você é do Estado de São Paulo e…

 

  1. Seu carro tem Isenção, mas você PERDEU O DIREITO e agora vai ter que pagar o IPVA;
  2.  

  3. VOCÊ Tem Direito, mas PERDEU O PRAZO de fazer o pedido, e agora vai ter que pagar o IPVA;
  4.  

  5. VOCÊ Tinha o Direito e não sabia e agora QUER A DEVOLUÇÃO de todos os IPVAs pagos.

 

Lute por seus Direitos! Fale Conosco através do formulário abaixo:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu WhatsApp

Seu telefone com código DDD (obrigatório)

Sua cidade e estado (obrigatório)

Marca/Modelo (obrigatório)

Ano Fab/Mod (obrigatório)

Explique brevemente sua situação (obrigatório)

 

Artigos Relacionados: Direito às Isenções

  1. Como NÃO pagar IPVA nunca mais
  2. Isenção de IPVA | DEU com uma Mão e TIROU com a Outra
  3. ISENÇÃO DE IPVA | A LEI MUDOU! E AGORA?
  4. ISENÇÃO DE IPVA | E SE EU PERDI O PRAZO?
  5. RESTITUIÇÃO DE IPVA | VOCÊ TEM DIREITO!
  6. E se meus 2 Carros tivessem Isenção de IPVA
  7. Isenção de IPVA para Não Condutores
  8. Como comprar carro com até 30% de desconto
  9. Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
  10. Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
  11. LOAS | O que acontece com o seu Direito?
  12. 4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
  13. ICMS-SP para todo o Brasil

 


Publicidade

Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO

Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!

BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
 
 

Parceria e Sistema

COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
 
 

Consultores em sua Região

LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
 


Assine o nosso Canal no Youtube



Curta a nossa Página no Facebook

 


E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!

 
Fontes:

  1. Como Fazer Isenção

 

10 Respostas

  1. Alessandro Domingos

    Para quem tinha este direito e está trocando por um carro novo, esta decisão da juíza pode se extender a esses casos?

  2. Esta decisão é somente para SP ou se estende aos outros estados, pois aqui em MG sempre foi assim, isenção somente para veículos até 70mil.

  3. Vou fazer um comentário para vcs saberem a minha opinião! Acho uma falta de respeito com os portadores de necessidades especiais, estive na concessionária Honda para ver os carros para eu escolher um! Qdo foi surpreendida com a notícia que fizeram um carro diferenciado para os deficientes!!! Chamado Personal! Hoje tenho um City EXL e fui ver outro para trocar, a vendedora disse que era apenas o fit personal!! Detalhe as pessoas vão saber ao olhar que se tem carro Personal já vão saber que tenho necessidades!!!! Então e a segurança onde fica pois até os bandidos vão saber quem tem carro especiais!!!!

  4. DIEKSON ALVES DOS SANTOS

    MUITÍSSIMO AGRADECIDO PELA NOTÍCIA. EU NÃO IMAGINEI QUE CONSEGUIRÍAMOS MANTER A ISENÇÃO E PAGUEI UMA PARCELA DO IPVA QUE EU NÃO ESTAVA PREPARADO PAGAR E DEIXEI DE COLOCAR MEU FILHO NA ESCOLINHA PARTICULAR PARA MANTER MEU NOME ÍNTEGRO.
    EU CONSIGO O REEMBOLSO ?

    • Diekson, por favor entre em contato através do formulário acima com o advogado parceiro para instruções.

  5. Olá sou deficiente monoular e ao pedir meus direitos ao médico do Detran negou falou que não tenho direito mas soi cego de uma vista e ja vi que tenho sim esse direito oque devo fazer obrigado
    Sou de Campinas- Sp

  6. Juíza suspende a exigibilidade do Imposto para quem já tinha a Isenção de IPVA: Saiba aqui o Porquê de lutar pelo seu Direito e Como ingressar com a Ação. Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta