4 Maneiras de Identificar um Não-Condutor | Michael Streidl

Como saber quando devo entrar com um Processo de Não-Condutor

Acessibilidade através de seu carro próprio, conquistado com desconto de impostos e promoções especiais sazonais dependendo da montadora. Um sonho cada vez mais real para para a Pessoa com Deficiência, de Mobilidade Reduzida e Familiares que tem informação e são devidamente assessorados.


Publicidade

Curso: Como Fazer Isenção (CFI)

Como Dominar um Mercado que NÃO conhece Crise

COMO POSSO ME RECICLAR OU ME TORNAR UM PROFISSIONAL EM ISENÇÕES? CLIQUE AQUI.


Na entrevista acima eu falo sobre o carro da Família: Aquele que está em nome da Pessoa com Deficiência ou de Mobilidade Reduzida usado diretamente para atender as necessidades do Beneficiário e que acabam atendendo as necessidades da Família como um todo.
 
A inclusão através de um carro comum com isenção de impostos também acontece com o chamado Não-Condutor, que terá seu veículo guiado pelo seu responsável legal e/ou condutores autorizados – podem ser indicados até 3. Ele não pode dirigir por causa de sua deficiência ou por ser menor, mas o seu direito é garantido por lei.
 

Quem é o Não-Condutor

Quem é o Não-Condutor
Quem é o Não-Condutor

1º – Menores

Com qualquer uma das Deficiências previstas na Lei de Isenções: Deficiência Física, Visual, Intelectual ou Autistas.
 

2º – Adultos com Deficiência Física

Que por causa de uma doença/trauma ou tratamento dela tiveram a Redução da Mobilidade ou amputação de pelo menos 3 membros, sejam eles inferiores, superiores ou a combinação de ambos. A redução da mobilidade é caracterizada por falta de sensibilidade, formigamento, fraqueza, paralisação parcial, alteração da função motora, encurtamento, deformidades (que não sejam apenas estéticas), etc..
 
Dependendo da Região: Soma-se ao grupo de Não-Condutores o adulto com qualquer deficiência física prevista na Lei de Isenções. Ele ou ela conseguirá entrando simplesmente com um processo de Não-Condutor, não apresentando sua CNH (caso a possua) e fazendo a indicação de quem irá dirigir o carro.
 
Idosos ou pessoas que possuem habilitação e não queiram mais dirigir, ou ainda aquelas que nunca dirigiram e não possuem a intenção de tirar a CNH Especial estão normalmente nesta lista.
 
Com o passar do tempo, a tendência é que estas pessoas não consigam mais tirar as Isenções como Não-Condutoras, as obrigando a tirar a CNH Especial. Como sei disso? Porque quando comecei este Blog (e até hoje), em São Paulo, apenas quem era incapaz fisicamente de dirigir e aqueles que são deficientes físicos reprovados no exame (não passavam de jeito nenhum no teste prático) é que conseguiam o deferimento no processo, desde que atendessem os demais requisitos.
 
Um ano depois foi a vez de Santa Catarina possuir a mesma exigência. A tendência é que os fiscais de outros estados com base em normas internas de análise de processos, passem a ser mais exigentes como são hoje nestes dois estados.
 

3º – Adultos/Menores com Incapacidade

Que não podem mais dirigir ou nunca poderão, pois a doença é incapacitante. Um exemplo seria um cardiopata grave. Não pode dirigir sob o risco de morte súbita ao volante.
 

4º – Adultos e Menores

Que nunca poderão dirigir, por possuírem Deficiência Visual, Intelectual (adquirida antes dos 18 anos) ou Autismo.
 

Artigos Relacionados:

 
Como comprar carro com até 30% de desconto
Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
ICMS-SP para todo o Brasil
 


Publicidade

Curso: Como Fazer Isenção (CFI)

Como Dominar um Mercado que NÃO conhece Crise

COMO POSSO ME RECICLAR OU ME TORNAR UM PROFISSIONAL EM ISENÇÕES? CLIQUE AQUI.
 
 

Parceria e Sistema

COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
 
 

Consultores em sua Região

LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
 


Curta minha Página no Facebook

 

Assine meu Canal no Youtube

 


E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!

 

Fontes

TV Globo | Bom dia RN
Canal da Despnet no Youtube
Curso Como Fazer Isenção (CFI)
 

Uma resposta

  1. Quem é o Não-Condutor? Saiba mais sobre Como identificar através das 4 Maneiras aqui demonstradas quando devo entrar com este tipo de Processo.

Deixe uma resposta