CNH Especial | O Perito Negou… E Agora?

O que fazer quando a Perícia não reconhece sua Deficiência para a obtenção da CNH Especial

 
No vídeo acima, Willian Pereira que acompanha o Blog da Despnet relata seu caso, onde a Perícia Médica do Detran não reconheceu sua Deficiência:
 
“Perdi 2 dedos da minha mão direita em um acidente de trabalho. Tentei o encaminhamento para a Banca Especial mas o perito negou meu pedido de Carta Especial alegando que a minha redução de mobilidade não compromete a função de dirigir. Sem a CNH Especial, não posso entrar com o processo de Isenção de IPI, já que se conseguir um laudo através do SUS, este não irá bater com a CNH, pois esta não conterá as restrições previstas para o meu tipo de limitação”.
 

O Perito não reconheceu a Deficiência. O que fazer?

1º – Realize nova Perícia

Uma nova Períca Médica deve ser realizada, se possível com outro perito. Porém antes dela, desta vez, o interessado na alteração da CNH deve estar munido de exames médicos que comprovem sua patologia e um relatório simples do médico que o acompanha, descrevendo sua situação com CID e conclusões baseadas em exames e sintomas. É importante citar que o estado do paciente é crônico, irreversível e recomendando o uso de um veículo adequado à sua situação.
 
Mesmo que pareça óbvio o direito, não é raro um caso onde a deficiência não seja reconhecida pelo perito médico. Porém, quando munido de exames e relatório, fica mais difícil o perito ir contra a opinião do colega, especialmente se este for especialista no assunto.


Publicidade

Curso: Como Fazer Isenção (CFI)

Como Dominar um Mercado que NÃO conhece Crise

COMO POSSO ME RECICLAR OU ME TORNAR UM PROFISSIONAL EM ISENÇÕES? CLIQUE AQUI.


2º – Tente de novo, em outra cidade

Uma solução de contorno é a possibilidade de se repetir o exame através de outro perito em outra região. A chance de êxito na tentativa pode depender de o interessado comprovar residência nesta outra cidade. Caso consiga desta maneira, sua CNH deverá ser emitida no local onde conseguiu o encaminhamento para a Banca Especial. Desta forma o processo de isenção também deverá ocorrer neste local.
 

Como tirar a CNH Especial
Como tirar a CNH Especial

3º – Última opção

Caso a situação se repita e não exista mais a possibilidade de nova tentativa com novo perito, deve-se buscar o direito na justiça, pois configura-se ilegal a negativa, por parte do órgão estatal – representado pelo perito médico credenciado, de expedição do laudo quando comprovada a incapacidade funcional física do interessado. O juiz reconhecerá após a avaliação de um Perito Judicial que a parte interessada detem o direito, determinando então que o Departamento de Trânsito emita o CNH Especial após exame prático em Banca Especial.
 

Não vacile: Como aumentar suas chances

E como aumentar sua chance de conseguir exercer o seu direito e garantir um Laudo Médico Correto? Procure um especialista em sua região que te encaminhe à um médico perito credenciado que conheça a legislação. Abaixo eu disponibilizo uma lista de Especialistas Parceiros da Despnet, listados por região:
 
LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
 
Eu sempre recomendo que se consulte um especialista em Isenções na Região onde a pessoa mora. É a maneira mais fácil e segura de conseguir o deferimento de seu processo. Toda hora se muda algo. Não vale a pena o risco, por isso a recomendação.
 

Artigos Relacionados

Laudo Médico
Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
Isenção de IPI | Dispensa de Novo Laudo Médico
Pessoa com Deficiência | O Fim do Laudo Médico?
Direito às Isenções
Como comprar carro com até 30% de desconto
Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções

Publicidade

Curso: Como Fazer Isenção (CFI)

Como Dominar um Mercado que NÃO conhece Crise

COMO POSSO ME RECICLAR OU ME TORNAR UM PROFISSIONAL EM ISENÇÕES? CLIQUE AQUI.
 
 

Parceria e Sistema

COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
 
 

Consultores em sua Região

LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
 


Curta minha Página no Facebook

 

Assine meu Canal no Youtube

 


E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!

 
Fontes:

  1. Jusbrasil
  2. Como Fazer Isenção

 

10 Respostas

  1. Quero saber como fazer a isenção para moto com transmissão automática e onde tem uma escola credenciada para região de Sumaré como mote e carro aditado para fazer as aulas e exames pois estou no processo da carta especial e já foi autorizado pelo médico da banca especial.

  2. Antonio Jose Alves Araujo

    gostaria de saber se portador de HIV tem que ter CNH Especial

  3. BENEDITO JOSE BORBA DE CARVALHO

    É DE SUMA IMPORTÂNCIA ESSE VÍDEO,TENHO DIFICULDADES DE MOVER MUITO MEU EIXO LOMBAR,CREIO QUE É O CASO DA AMIGA QUE CONSEGUIU TIRAR SUA CNH EM SÃO PAULO.APESAR TENHO LAUDO QUE CONSTATA MINHA LIMITAÇÃO,ENTÃO PERGUNTO ISSO PODE SER UM PONTO QUE VENHA ME AJUDAR ATIRAR A MINHA CNH?

  4. Um dica para este caso: conseguindo segurar um copo, não atende as especificações da Lei.

  5. Michel, boa tarde gostaria de saber no caso de minha esposa ela nao tem visão alguma do lado direito, isso da o direito de adquirir carro com desconto de IPI? Obs ela nao tem a visao direito desde 05 anos de idade.

  6. Eu tenho minha coluna com degeneração discal,já diminui 9 cm de tamanho por isso e agora hérnia de disco. Tem como o perito negar a cnh?

    • Natalia, você provavelmente tem direito. Mas lembre-se que o Perito é como um “goleiro”. O trabalho dele é não deixar você fazer o gol. Tecnicamente, o trabalho dele é avaliar sua capacidade física/mental e concluir se você é capaz/não capaz/capaz com restrição de fazer algo – neste caso dirigir um automóvel. A avaliação desta CAPACIDADE leva sempre em consideração o risco desta pessoa dirigir um carro normal sem colocar a sua saúde, vida, ou ainda, a vida de terceiros em risco.

  7. E se o Perito não reconhecer a Deficiência. O que fazer? Conheça as 3 dicas de como contornar esta situação e exercer o seu direito.

    • Ola michael eu passei na pericia aqui no mt e foi negado tenho hernia de disco na l5 s1, artrose na coluna, discopatia degenerativa, tudo do lado da perna esquerda, e fiz uma eletroneuromiografia onde saiu no laudo recrutamento rarefeito cronico do lado esquerdo e funcao reduzida. Foi negado e agora nao sei o q eu faco, mas antes de tudo gostaria de saber se isso ja me inclui nas pessoas que tem direito ao beneficio? E se devo entrar na justica?

Deixe uma resposta