Uber X Aposentadoria Por Invalidez – Perda do Benefício?

É possível perder a Aposentadoria por Invalidez se alterar a CNH Especial para EAR para trabalhar com Uber?

 
Iremos abordar no artigo a seguir, a questão do EAR, a sigla para “Exerce Atividade Remunerada” que deve constar na CNH especial, principalmente em casos de Uber ou outros aplicativos de motorista particular.
 
O tema do artigo foi inspirado por uma pergunta feita pelo seguidor Alex, que nos perguntou em um dos vídeos sobre trabalho com Uber. Sua pergunta foi a seguinte: “Michael, eu tenho uma aposentadoria por invalidez. Se eu colocar o EAR, eu perco a aposentadoria por invalidez?”
 


Continua depois da Publicidade

Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO

Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!

BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.


Essa pergunta é de extrema importância e pode tirar a dúvida de muitas pessoas que passam por este mesmo problema, e em primeiro lugar precisamos entender que se o Alex está constando como aposentado por invalidez, é porque o INSS entendeu que não tem mais como colocá-lo no mercado de trabalho.
 
Porém, no caso dele, ele mesmo acredita que ainda pode exercer uma profissão através do Uber ou outro aplicativo, entrando assim em um conflito com o INSS em questão de capacitação de direção sem querer perder a aposentadoria.
 
Uber X Aposentadoria Por Invalidez - Perda do Benefício?
Uber X Aposentadoria Por Invalidez – Perda do Benefício?
O INSS possui contato direto com o DETRAN e conseguem acessar a habilitação e inclusive cancelá-la caso seja necessário. Em compensação, isso não se aplica no caso contrário, ou seja, o DETRAN disponibiliza a base de dados e o INSS ou outro órgão consulta, porém o DETRAN não tem essa preocupação de notificar estes órgãos.
 
Sendo assim, temos a seguinte situação no caso do Alex: Caso ele faça a habilitação adaptada, faça um exame psicotécnico, vai constar sim o EAR em sua carteira e o DETRAN não irá notificar o INSS. O problema na verdade é que caso o INSS descubra isso através de uma denúncia ou de uma força tarefa que consulte bancos de dados, ele irá cancelar a aposentadoria.

Continua depois da Publicidade
Como Adquirir O Sistema E Se Tornar Um Parceiro Despnet? CLIQUE NA IMAGEM.
Como Adquirir O Sistema E Se Tornar Um Parceiro Despnet? CLIQUE NA IMAGEM.
Isso irá acontecer porque se houve uma aposentadoria por invalidez, logo a pessoa não deveria estar trabalhando nem como Uber, nem de nenhuma outra forma. Se a aposentadoria fosse por qualquer outro motivo, como por exemplo, tempo de contribuição, seria possível se aposentar e continuar trabalhando. Mas no caso de aposentadoria por invalidez, isso não se aplica.
 
Na verdade, isso se aplica como crime, afinal a pessoa estaria recebendo do governo um benefício que não é correto e nem justo, pois não deveria ser aposentado por invalidez caso possua capacidade de trabalhar como Uber ou outro tipo de aplicativo de motorista.
 
Caso a pessoa insista nessa decisão, seria por a conta em risco, porém é preciso saber que uma denúncia já é o suficiente para que ela perca este benefício, segundo informações passadas por advogado da área trabalhista.
 

Quer Comprar um Carro com Desconto e NÃO PAGAR IPVA Nunca mais? DESCUBRA AQUI se Você TEM DIREITO às Isenções:

Nome *
E-mail *
Telefone
Celular *
Endereço
Número
Complemento
Bairro
CEP
Estado *
Deficiência *
Cidade *
Nascimento
Melhor período para contato Manhã   Tarde   Noite


Artigos Relacionados:

 
Como comprar carro com até 30% de desconto
Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
ICMS-SP para todo o Brasil
Por que sua próxima paixão poderá ser um Audi
 


Publicidade

Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO

Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!

BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
 
 

Parceria e Sistema

COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
 
 

Consultores em sua Região

LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
 


Assine o nosso Canal no Youtube



Curta a nossa Página no Facebook

 


E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!

 

Fontes

  1. Canal da Despnet no Youtube
  2. Treinamento Como Fazer Isenção

 

5 Respostas

  1. FAÇA o seu ICMS/SP com um Especialista em Isenções PARCEIRO DESPNET mais próximo de você: https://bit.ly/isencao-de-icms-sp

  2. DIVULGUE O SEU NEGÓCIO DE ISENÇÕES E RECEBA INDICAÇÕES: Seja um Parceiro DESPNET. Adquira a ferramenta no link: https://bit.ly/despnet

  3. COMO Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO. Baixe as 40 páginas de seu Ebook de Graça: https://bit.ly/comofazerisencao

  4. QUER Comprar um Carro com Desconto e NÃO PAGAR IPVA Nunca mais? DESCUBRA AQUI se Você TEM DIREITO às Isenções: https://bit.ly/isencoes

  5. E SE eu alterar a minha CNH Especial para Exerce Atividade Remunerada? Perco o Benefício? ⚠CLIQUE EM MOSTRAR MAIS ABAIXO⚠

Deixe uma resposta