Isenção de IPI e ICMS | Quanto tempo leva o Processo?

postado em: Isenção de IPI | 124
Os Porquês da demora no Processo de Isenção de IPI
Os Porquês da demora no Processo de Isenção de IPI

Qual o Tempo Médio de Análise para um Processo de Isenção de IPI e ICMS e Por que ele demora tanto em algumas Regiões

 
Atualmente as Pessoas com Deficiência que desejam acessibilidade através de seu carro próprio, buscando obtê-lo com o Direito do Benefício Fiscal, ainda têm se submetido a uma via crucis burocrática e morosa, mesmo com a eliminação do tempo gigantesco que demorava o processo de IPI, já que o ICMS depende de seu estado de origem.
 
O Deficiente, seja um condutor em busca de sua inclusão através de um carro adaptado às suas necessidades, ou ainda um não condutor, que terá seu veículo guiado pelo seu responsável legal e/ou condutores autorizados, ainda terá que enfrentar o tempo da análise do ICMS em seu estado, e se for comprar um carro fabricado no estado de SP, terá também o tempo de análise deste estado a ser somado no tempo total de seu processo.


Continua depois da Publicidade

Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO

Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!

BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.


O que é Isenção de IPI e ICMS

O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é um imposto Federal, inserido no custo de fabricação de todo carro. A Isenção deste Tributo pode gerar entre 7,5% a 25% de desconto na compra do carro novo, dependendo da motorização do veículo e tipo de combustível. Somente pode ser pedida para a compra de carros nacionais ou nacionalizados – fabricados em países que fazem parte do Mercosul.
 
A Receita Federal ou Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), é o órgão que tem como uma de suas responsabilidades a administração deste tributo, sendo também o responsável pela análise das petições de Isenções e emissão de suas respectivas Autorizações.
 
Já a Isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é a liberação do pagamento do imposto estadual (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) inserido no custo de circulação após o produto acabado. Gera 12% de desconto na compra do carro novo.
 
SeFaz, SeFa, Secretaria da Fazenda, Exatoria, Coletoria ou Mesa de Renda, é um órgão equivalente à Receita Federal, porém subordinado ao governo Estadual de qualquer unidade da federação. Tem como uma de suas responsabilidades a administração dos tributos estaduais: ICMS e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). É lá que daremos entrada ao processo de isenção destes tributos na compra do veículo 0Km ou de peças necessárias para a adaptação do veículo para a PcD. Lá também poderemos dar entrada na isenção de IPVA para veículos seminovos, adquiridos pela PcD.
 

Outros Artigos sobre Isenção de IPI

Isenção de IPI | O Que É e Como Conseguir
Isenção de IPI | Dispensa de Novo Laudo Médico
Isenção de IPI | E se o meu Direito for negado?
 

Qual o Tempo Médio de Análise para um Processo de Isenção

Sempre me perguntam: “Michael, tá certo este tempo de espera?”, “Eles não tem um prazo de resposta?”, ou ainda “Qual o prazo máximo de espera, se é que ele existe?”. A resposta é Sim, existe um prazo máximo para a resposta.
 
Como nem na Lei, nem na Instrução Normativa que regula esta Isenção de IPI e IOF, existe um prazo para análise e resposta dessas petições, nestes casos o retorno ao contribuinte segue o tempo máximo previsto na Lei 11.457/07, a qual estabeleceu em seu artigo 24 um prazo máximo de 360 dias para que a administração pública federal profira decisão nos processos administrativos. Isso significa, que os piores casos de demora que já ouvi falar antes do sistema eletrônico em vigor, não conseguiram ameaçar o prazo máximo previsto em Lei.
 
Art. 24. É obrigatório que seja proferida decisão administrativa no prazo máximo de 360 (trezentos e sessenta) dias a contar do protocolo de petições, defesas ou recursos administrativos do contribuinte.
 
Sobre prazo/tempo de espera, hoje, um processo da Receita Federal tem demorado até 72 horas para a sua análise. Já o de ICMS, pode demorar de um dia, até 3 meses em algumas regiões do país.
 

4 Supostos Motivos que Explicam, mas não Justificam a Demora

1º – Greve (Operação Padrão). Talvez o principal motivo. Tem acontecido não só na Receita Federal, mas na maioria dos órgãos públicos, sejam da esfera Federal, Estadual e até Municipal;
 
2º – Falta de servidores. Muitos se aposentaram e não foram substituídos. Nos últimos tempos, muitos concursos foram cancelados;
 
3º – Fraudes Regionais. Em algumas regiões surgiram denúncias de recebimento indevido do benefício – suposta fabricação de laudos. Ou ainda, mal uso do benefício – pessoas não deficientes, nem mesmo da família destes, comprando carro com as Isenções em nome de alguém que tenha direito ao benefício. Casos como estes são responsáveis diretamente por boa parte da demora nos processos de Santa Catarina no passado, por exemplo;
 
4º – Conformismo. Aspectos culturais de regiões que vêm aumentando o número de processos, fazendo com que os (maus) servidores “segurem” o fluxo de processos. Isso acontece quando o “dançar conforme a música” ultrapassa os limites, gerando prejuízo, tanto para Pessoa com Deficiência como para os Profissionais envolvidos no Processo de Isenção.
 

Por que piora em vez de melhorar?

Na cultura brasileira, “o deixar como está pois funciona” é regra, especialmente em ambientes onde o risco de se perder o emprego é baixo. Claro que entre funcionários públicos esta regra “virótica” encontra um ambiente propício para a proliferação deste vírus. O objetivo de um mau servidor é trabalhar o mínimo e ganhar o máximo sem correr o risco de perder sua vaga, ou ser transferido para onde não quer ir.
 
Porém, em momentos de crises, não só políticas, mas internas mesmo, problemas operacionais que acabam gerando mais trabalho (tudo o que não querem), estes maus servidores se juntam aos bons servidores na mobilização por ajustes operacionais que culminam com a redução burocrática, como por exemplo: Digitalização de Processos, aumento da Validade da Autorização e Processo Eletrônico.
 

O que posso fazer?

Uma possível solução para casos como este seriam “chuvas” constantes de reclamações em Ouvidorias; assim como Ações Públicas Conjuntas por parte das Pessoas com Deficiência e Profissionais do segmento, tanto na Esfera Administrativa quanto na Judicial.
 
Para acessar o Site da Ouvidoria da Receita Federal, CLIQUE AQUI.
 
Na Esfera Judicial, algumas situações onde a Pessoa com Deficiência precise de um carro principalmente para ser usado em seu deslocamento para tratamentos, advogados podem alegar perigo na demora, por risco de prejuízo à saúde desta pessoa. Enfim, este espaço está sempre aberto para estes profissionais que sempre contribuem para que a correta informação chegue à Pessoa com Deficiência.
 

Quer Comprar um Carro com Desconto e NÃO PAGAR IPVA Nunca mais? DESCUBRA AQUI se Você TEM DIREITO às Isenções:

Nome *
E-mail *
Telefone
Celular *
Endereço
Número
Complemento
Bairro
CEP
Estado *
Deficiência *
Cidade *
Nascimento
Melhor período para contato Manhã   Tarde   Noite


Artigos Relacionados:

 
Como comprar carro com até 30% de desconto
Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
ICMS-SP para todo o Brasil
Por que sua próxima paixão poderá ser um Audi
 


Publicidade

Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO

Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!

BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
 
 

Parceria e Sistema

COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
 
 

Consultores em sua Região

LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
 


Assine o nosso Canal no Youtube



Curta a nossa Página no Facebook

 


E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!

 

Fontes

  1. Canal da Despnet no Youtube
  2. Curso Como Fazer Isenção (CFI)

 

124 Respostas

  1. Prioridade pra idoso alguém sabe se isso agiliza a liberação ?

  2. Carlos de souza

    Carlos.dei entrada no pedido de insenção do ipi em outubro de 20016 esta fazendo um ano ate 03/10 /2017 não tive resposta nenhuma.alguem póde me ajudar néssa ?

  3. Denilson Pereira dos Santo

    Hoje tá com 45 dias que dei entrada na exceção de IPI em SP e não tive resposta o que fazer

  4. UBIRAJARA LOPES MEIRA

    muita demora mesmo. entreguei meu laudo completinho para o logista da honda em janeiro e até agora nada de sair a dispensa da isenção do ipi, é normal demorar tanto assim alguem sabe mais sobre o assunto de demora desses processos?

  5. Dia 06/04/2017 fez 4 meses que foi dado entrada no IPI e até agora nada. Você pesquisa o processo no site RF e ele continua lá no inicio. Que saco!

  6. Boa tarde a todos!!! Dei entrada no meu processo de isenção de IPI no dia 06/03/2017 através de um escritório de consultoria na cidade de São José dos Campos, o cara que está fazendo para mim disse que tem demorado 4 meses para sair a isenção. Sendo assim, estou meio que tranquilo, pois ainda está no prazo e nas minhas contas acho que saia em julho. É a minha primeira vez na aquisição de carro com desconto, eu só acho demorado pois enquanto a gente fica aguardando os preços dos carros aumentam e o dinheiro que a gente tem não. Uma duvida, eu tenho que aguardar sair as isenções de IPI e ICMS e outros descontos para comprar o carro? Me parece que a isenção do IPVA sai quando eu já tiver com o automóvel.

  7. marcondes silva

    pessoal dei entrada dia 11/11/16 sai no final do mes 3 gracas a deus regiao de araraquara sp agora estou esperando meu jeep cpompass diesel ansioso uma dica qdo fez uns tres meses eu reclamei no site do ministerio da fazenda em brasilia acho q ajudou.

  8. Olá pessoal, qual o tempo máximo pra isenção do ICMS?

  9. Junior Ferreira

    Alguém sabe quanto tempo está levando em média para pedidos de isenção de IPI no Paraná, Londrina para ser mais preciso?

  10. Ola, podeia me orientar> estou processo protocolodado na receita federal em marco/2017 e a empresa que esta me prestando servico de consultoria informou que terei retorno final de agosto ou setembro de desde ano e somente apos poderao dar entrada no icms que levará mais dois meses, isso mesmo?

  11. Alguém por favor sabe me dizer em quanto tempo esta saindo icms para deficiente de sp. Aqui em sc icms saiu em 7 dias e Ipi em 14 dias só falta sp.

    • Boa noite António, o amigo e de QuAl região de Santa Catarina? Florianópolis? Estou vendo para da entrada na minha papelada, e gostaria de informações sobre o tempo. Obrigado desde ja

  12. Boa Noite, entrada no processo de ipi em 07/11/2016 e ate agora nada… SP Capital

  13. Augusto Guterres

    Boa tarde galera, saiu hoje a minha carta de isenção, protocolei ela no dia 04/01/17 e recebi na minha residência hoje, dia 31/03/17, no site da receita( https://comprot.fazenda.gov.br/comprotegov/site/index.html#ajax/processo-consulta-dados.html )
    ainda consta como “EM ANDAMENTO”, agora vou protocolar na secretaria do estado para solicitar o ICMS, boa sorte para todos.

  14. Boa tarde! Pessoal. Por acaso alguem sabe qual a documentação necessária que preciso levar no posto fiscal para isenção se ICMS?

  15. Dei entrada na minha soliccitação de isenção em1201/2017, até agora nada, sou de campinas alguem tem ideia do tempo que esta demorando para sair a isenção?

    Eduardo

    • Andrezinho Gomes

      De acordo com o artigo acima não existe previsão legal nas Instruções normativas. Eles estão se respaldando na Lei 11.457/07, artigo 24.
      O interessante é enviar reclamação na Ouvidoria.

  16. Olá sou de São Paulo
    Meu processo deu início em novembro de 2016 e até o momento nada
    Se alguém tem processos em andamento na mesma época e já concluiu por favor me avuse
    Ivonete de SP

  17. Estou tentando tirar o carro desde agosto de 8/17 é entreguei toda documentação na onda,Inda estou aguardando sou de São Paulo

  18. Hoje fui contemplado com a carta de isenção de ipi, foram 121 dias de espera, data de requerimento foi 23/11/2016, sou do estado de São Paulo, região de Campinas

  19. sou do Parana protocolado na
    receira federal 12/11/2016 -06/03/2017
    receita estadual 07/03/2017- 15/03/2017
    concessionaria 15/03/2017 ate agora nada
    veiculo vw UP tsi
    valor 56.836,00
    com desconto 42.501,04

  20. Bom dia pessoal sou de São Paulo meu processo está em análise desde 23/11/2016, até agora nada alguém, tem previsão de quanto tempo está levando?

  21. Augusot Guterres

    Eu protocolei o meu no dia 04/01/2017, segundo meu despachante o responsável pelo parecer da receita federal tirou férias entre os meses de janeiro e fevereiro, e pelos comentários anteriores espero conseguir a carta de isenção antes da reunião da CONFAZ, ou seja , até maio, eu moro em Mato Grosso do Sul.

    • Augusto Guterres

      Depois de 14 dias, a ouvidoria da receita respondeu ao meu questionamento, essa é a resposta: “Em atenção à sua mensagem, a Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda informa que os processos de isenção de IPI estão demorando mais um pouco para análise em virtude acúmulo causado por férias do auditor fiscal responsável pela análise , no mês de janeiro.
      Ressalta-se, ainda, que todos os casos de isenção de IPI são prioritários, motivo pelo qual não é possível priorizar uma solicitação.
      Informamos que os processos de janeiro estão sendo trabalhados, portanto, estimamos um prazo de cerca de 10 dias para resolução”.
      Espero que atentem ao prazo.

  22. boa noite pessoal alguem das ultimas postagens ja foi contemplado com a carta de isençao por favor postem para animar o meu foi protocolado 11/11/2016.

  23. Porto Alegre , o IPI de 3 a 4 meses

  24. Meu processo encontra em análise desde 23/11/2016 até agora nada, alguém tem alguma informação de quanto tempo está levando?

  25. meu processo foi para analise dia 23/11/2016, sou do estado de São Paulo, acho impossível minha isenção sair antes dos 120 dias, mas tenho esperanças que pelo menos até na primeira quinzena de abril eu consiga esse direito.

  26. Boa noite
    Foi protocolado no dia15/05/2016 em Santa Catarina, Florianópolis e até agora nada.

  27. leilson gomes ferrer da silva

    sou de recife dei entrada no dia 22/05/16 e ate agora nada ligo para receit6a e nem atendem o telefone isso e um descaso!!!

  28. pessoal quem for conseguindo poste aki para termos umas noçao do tempo para quem ainda nao saiu.

  29. dei entrada 11/11/2016 araraquara sp ate agora nada sera que ate meio do ano sai

  30. Caio Marcio da Silva Bueno

    Boa tarde!

    Sou de MG dei entrada no processo e estou aguardando resposta, mas ja estou indignado. Se eu optar por um carro da hyundai ou Honda terei que depois de o processo em mãos fazer tudo de novo no estado de SP. Isso é um absurdo vocês não acham?

  31. dei entrada no processo 19/10/2016 e dia 21/10/2016 foi pra triagem em São Paulo e nada ate agora.

  32. Paulo Alves Brigidio

    O nosso conformismo com esses órgão públicos é a culpa de tudo poderíamos reclamar desta vergonha juntos.Recife Pe Paulo

  33. OLÁ BOA NOITE SOU DE PRESIDENTE PRUDENTE SP HOJE FAZ 120 DIAS QUE DEI ENTRADA NO PROCESSO DE ISENÇÃO DO IPI E ATÉ AGORA NADA DE RESPOSTA
    UM ABSURDO PARA NÓS DEFICIENTES
    ENTRADA DIA 26/09/2016 ATÉ 24/01/2017 NADA
    UMA VERDADEIRA VERGONHA

    • Bom dia Ester Gomes gostaria de saber se já saiu a documentação do IPI , sou de São Paulo e dei entraga em 23/11/2016 mas até agora nada..
      Agradecida!

  34. Petrus Antonnius Gomes ferreira

    A MINHA ISENÇÃO FOI DO RIO GRANDE DO NORTE DEMOROU ENTRE DETRAN, IPI, ICMS FOI 18 DE ABRIL DE 2016 ENTRADA E PREVISÃO DE ENTREGA A FEVEREIRO DE 2017.( CARRO NACIONAL).

  35. Bom dia,

    Acho que um caminho viável pra essa demora toda, seria entrarmos com uma Ação no Ministério Público Federal. Não é razoável a administração pública demorar mais de 120 dias pra dar resposta a um protocolo. Sou de FLORIANOPOLIS – SC.

  36. Alexsandro listris

    Ola , encaminhei meu processso en 31/08/2016 e até agora não ouve resposta que demora

  37. Olá, desde de outubro estou aguardando a autorização para isenção do IPI, pela Receita federal, e até hoje não foi autorizado, eu preciso do carro para ir ao médico e buscar meu remédio mensalmente em Campinas. É uma tremenda injustiça ter que aguardar 4 meses para a liberação.

  38. A isenção do IPI demorou 4 meses para .A do ICMS são passados dois meses e até não saiu. O pedido inicial foi 23.05.16 e a Receita autorizou isenção IPI em 29.09.16. Falta ICMS.

  39. Sou de Recife,dei entrada na minha Isenção dia 01/08/16,hoje são 15/12/16 e até agora não saiu,dizem que está na mesa do Delegado para assinar mas até agora nada!
    Acho que é um verdadeiro descaso com as pessoas com deficiência que necessitam de um automóvel para seu deslocamento.
    Mas tenho fé que uma hora sai.

    • Meus amigos deficientes, boa noite a todos, olhem comecei meu processo em 02/01/16, vou pegar meu corolla amanhã dia 04/01/17, um ano se passou, burocracias mais burocracias, a carta foi o mais simples, o mais difícil foi as certidões, na Toyota tratam a gente como Rei em mais ou menos 30 dias do pedido na fábrica o carro foi faturado agradeço à TOYOTA DO BRASIL e lamento a falta de respeito das autoridades com os excluídos e injustiçados, abraço a todos

      • É isso mesmo Alberto somos tratados de uma maneira desigual por um direito que nos assiste. Nao queremos ser mais do que ninguém , mas nos respeitem como tal. O pior sou eu que tenho que encara isençao de sp que é muito demorado pois escolhi carro da hiunday e é fabricado em sp. ICMS sc ja consegui e ipi so falta sp.

  40. Em Santa Catarina já estou aguardando a 7 meses (maio de 2016)

  41. Oi gente o meu está desde de junho é até agora nada o que eu faço

  42. Em Pernambuco duas semanas, mentira eu dei entrada dia 12/09/2016 . hoje e 21/11/2016 e só diz que esta em andamento.

  43. GENTE E MUITO DIFÍCIL; AQUI NO TOCANTINS JA ESPERO A TRES MESES E SO A RESPOSTA PADRÃO SEM DIA E NEM DATA PRA SAIR LIBERAÇÃO.

    • BOA NOITE.

      PELO QUE LI ACIMA, GOSTARIA DE PROPOR 2 PONTOS E 3 OBSERVAÇÕES.

      1- CAMPANHA PARA A EXTINÇÃO DA ESTABILIDADE DO FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL.

      2- MOBILIZAÇÃO E UNIFICAÇÃO DE TODOS OS OS INTERESSADOS DE DOCUMENTOS RETIDOS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS E FUNCIONÁRIOS PAGOS COM NOSSOS IMPOSTOS NA QUESTÃO DE PRAZOS COM CRIAÇÃO DE UMA REDE NACIONAL NESTE SENTIDO. ***** REDES SOCIAIS****

      OBS. 1 – “Em alguns casos a burocracia é indispensável, para que não existam fraudes”

      OBS. 2 – QUANDO A RECLAMAÇÃO PASSAR DE DE MERAS DIGITAÇÕES E COMEÇAR A SURGIR EFEITOS NO BOLSO DAQUELES QUE SE ABASTECEM COM NOSSOS IMPOSTOS E QUANDO A PORTA DA RUA POR VIAS LEGAIS SEREM A SERVENTIAS DAS HONROSAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DOS QUE FAZEM A “BURROCRACIA” UMA ARMA PARA PEDIR OU REVINDICAR SEUS DIREITOS, ESQUECENDO DOS DIREITOS DAQUELES POR ALGUM INFORTÚNIO SÃO DESPROVIDOS DE LOCOMOÇÃO MOTORA OU DEPENDEM DE ALGUÉM PARA TRATAMENTOS, ATIVIDADES DO COTIDIANO AUXILIADOS POR ALGUM MEIO, PRODUTO OU PESSOA, AFIM DA PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DA SUA VIDA OU DE OUTREM.

      OBS. 3 – POR IRONIA E PELA LEI RETIRAMOS E DECLINAMOS OS NOSSO CHAPÉUS JUNTO AOS RETENTORES DOS PROCESSOS E FAZER UM AGRADECIMENTO POR MÉRITOS E POR TER NOS CEDIDO EM PRAZO INFERIOR A 365 DIAS NOSSO PEDIDOS…….. MUITO OBRIGADO.

  44. Alsuerio Valério Casaes

    É tô muito desanimado com esse descaso com nós deficientes,nosso processo era pra ser prioridade preciso do carro para me locomover é uma vergonha esse Brasil quando é pra cobra imposto é ligeirinho é complicado estou

    indgnado !!!!!!

  45. Sou de São Carlos/SP. AO CONTRÁRIO DA COLEGA QUE DEMOROU 5 DIAS, DEI ENTRADA HÁ 153 DIAS ATRÁSE NADA! ! !

  46. Clebson Fernando

    Já de entrada nas cartas de isenção em Pernambuco já vai fazer 2 meses e a carta não saiu

  47. boa tarde aqui em pernambuco nao existe essa historia de duas semanas nao.
    meu pai deu entrada ja faz mais de ujm mes e nada ainda

  48. Luiz Antonio Siqueira

    Ola amigos a minha autorização saiu demorou exatos 4 meses em São Bernardo do Campo.Boa sorte a todos.

  49. Gente aqui em Minas Gerais – Poços de Caldas dei entrada para isenção de IPI e demorou nem 2 semanas e a carta de isenção de ICMS levei os documentos num dia e no outro fui buscar a carta de isenção e isso eu mesmo preparei os documentos e dei entrada. Mas como tenho que adquirir a isenção no Estado de São Paulo porque vou adquirir um carro da Hyundai, enviei os documentos para um despachante indicado pela concessionária e ouvi falar que demora 60 dias. Um absurdo!!

  50. ANDRE OLIVEIRA DE LIMA

    Belo Horizonte o IPI demorou uma semana e o ICMS duas, mas acho que vou ter que pedir a isenção do icms em SP também pois estou querendo um corolla…

  51. Pelos comentários, vejo que o meu caso é o mais demorado deia entrada em 21 de agosto de 2015, tá quase fazendo um ano até agora nada

  52. Pessoal,
    Alguém que saiu IPI Agora aqui de São Paulo, pode me dizer quanto tempo Levou, éque estou com o Meu com 96 Dias e Até agora Nada. Queria Ter uma ideia do tempo dos processos de 2016 que estão levando para sair..
    Grato a Todos….

  53. candido augusto

    entrei com documentaçao fazem 90 dias, pela itororo veiculos, ate agora nenhuma resposta, sera que o prazo de 60 dias agora passa para alguns meses a mais

  54. 03 meses todo o processo deste a havaliacao no DETRAN – MG
    Bom dia, como li varios comentarios postados neste site, por tambem esta efetuando o processo de isencao de IPI, venho compartilhar com voces minha experiencia, ja que o que li aqui me ajudou bastante as acoes.
    Eu ja era habilitado a mais de 15 anos sem restricoes, este ano em abril/2016 ao renovar minha CNH a medica me encaminhou a para BH na banca de exames especiais, onde a junta medica determinou que eu preciso de veiculo com cambio automatico e pomo no volante, recolheram minha CNH , pois eu deveria me submeter a novo teste de direcao, entao aluguei um veiculo (ja que nenhuma auto escola em sete lagoas tem este tipo de veiculo) marquei via auto escola o teste de direcao no detran para 04/05/16, fui aprovado, aguardei minha nova CNH que chegou 27/05/16, fui a receita mas me cobraram o laudo do SUS, como a junta o detran me deu uma copia do ludo deles + a CNH com as restriçoes, achei que seria suficiente,
    Entao procurei um ortopedista que trabalhasse tambem pelo SUS, paguei a consulta ele preencheu o laudo e consegui a assinatura o orgao publico onde ele e lotado, retornei a RECEITA FEDERAL em 03/06/2016 e protocolei o processo, esperei 14 dias em 17/06/2016, enviei um email a OUVIDORIA, e acreditem ontem 20/06/2016 recebi uma resposta da ouvidoria informando que meu processo foi DEFERIDO e que a autorizacao esta a caminho pelos CORREIOS, nem estou acreditando, pois estava muito pessimista diante de todas a informacoes que tinha a respeito do prazo para liberacao.
    Agora vou aguardar a carta chegar e batalhar pelo ICMS
    um abraco a todos e boa sorte na batalha pelos seus direitos

    Fabio Roberto

  55. EU JÁ POSSUO UM VEICULO COM ISENÇÃO DESDE DE 2011, POREM AGORA ESTOU PENSANDO EM ADQUIRIR OUTRO COM AS MESMAS CONDIÇÕES?

  56. Porque não, tirar um dia para fazer um movimento na frente de cada Receita Federal uma hora em cada cidade que tenha o dito órgão público, isso, em todo o país no mesmo dia e mesma hora com cartazes e dizeres com o motivo que estamos fazendo esse movimento, mesma coisa para o aumento do teto de 70.000,00 para 120.000,00. O povo tem que saber o que estão fazendo com os deficientes brasileiros que pagam seus imposto religiosamente. Um abraço, se a ideia for boa pode me colocar na organização.

    • BOA NOITE.

      PELO QUE LI ACIMA, GOSTARIA DE PROPOR 2 PONTOS E 3 OBSERVAÇÕES.

      1- CAMPANHA PARA A EXTINÇÃO DA ESTABILIDADE DO FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL.

      2- MOBILIZAÇÃO E UNIFICAÇÃO DE TODOS OS OS INTERESSADOS DE DOCUMENTOS RETIDOS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS E FUNCIONÁRIOS PAGOS COM NOSSOS IMPOSTOS NA QUESTÃO DE PRAZOS COM CRIAÇÃO DE UMA REDE NACIONAL NESTE SENTIDO. ***** REDES SOCIAIS****

      OBS. 1 – “Em alguns casos a burocracia é indispensável, para que não existam fraudes”

      OBS. 2 – QUANDO A RECLAMAÇÃO PASSAR DE DE MERAS DIGITAÇÕES E COMEÇAR A SURGIR EFEITOS NO BOLSO DAQUELES QUE SE ABASTECEM COM NOSSOS IMPOSTOS E QUANDO A PORTA DA RUA POR VIAS LEGAIS SEREM A SERVENTIAS DAS HONROSAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DOS QUE FAZEM A “BURROCRACIA” UMA ARMA PARA PEDIR OU REVINDICAR SEUS DIREITOS, ESQUECENDO DOS DIREITOS DAQUELES POR ALGUM INFORTÚNIO SÃO DESPROVIDOS DE LOCOMOÇÃO MOTORA OU DEPENDEM DE ALGUÉM PARA TRATAMENTOS, ATIVIDADES DO COTIDIANO AUXILIADOS POR ALGUM MEIO, PRODUTO OU PESSOA, AFIM DA PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DA SUA VIDA OU DE OUTREM.

      OBS. 3 – POR IRONIA E PELA LEI RETIRAMOS E DECLINAMOS OS NOSSO CHAPÉUS JUNTO AOS RETENTORES DOS PROCESSOS E FAZER UM AGRADECIMENTO POR MÉRITOS E POR TER NOS CEDIDO EM PRAZO INFERIOR A 365 DIAS NOSSO PEDIDOS…….. MUITO OBRIGADO.

  57. Esta estatística de 2 meses para São Paulo está totalmente errada!, No meu caso já vão para 7 meses e agora que saiu, porém a concessionária já deu entrada há um mes para o faturamento e nada, ou seja um absurdo, como uma pessoa deficiênte vai esperar oito meses um carro, impossível!, isto tem que acabar não é possivel, é um descaso total, revoltante, lamentável, uma vergonha, ninguém toma nenhuma atititude.

    • BOA NOITE.

      PELO QUE LI ACIMA, GOSTARIA DE PROPOR 2 PONTOS E 3 OBSERVAÇÕES.

      1- CAMPANHA PARA A EXTINÇÃO DA ESTABILIDADE DO FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL.

      2- MOBILIZAÇÃO E UNIFICAÇÃO DE TODOS OS OS INTERESSADOS DE DOCUMENTOS RETIDOS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS E FUNCIONÁRIOS PAGOS COM NOSSOS IMPOSTOS NA QUESTÃO DE PRAZOS COM CRIAÇÃO DE UMA REDE NACIONAL NESTE SENTIDO. ***** REDES SOCIAIS****

      OBS. 1 – “Em alguns casos a burocracia é indispensável, para que não existam fraudes”

      OBS. 2 – QUANDO A RECLAMAÇÃO PASSAR DE DE MERAS DIGITAÇÕES E COMEÇAR A SURGIR EFEITOS NO BOLSO DAQUELES QUE SE ABASTECEM COM NOSSOS IMPOSTOS E QUANDO A PORTA DA RUA POR VIAS LEGAIS SEREM A SERVENTIAS DAS HONROSAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DOS QUE FAZEM A “BURROCRACIA” UMA ARMA PARA PEDIR OU REVINDICAR SEUS DIREITOS, ESQUECENDO DOS DIREITOS DAQUELES POR ALGUM INFORTÚNIO SÃO DESPROVIDOS DE LOCOMOÇÃO MOTORA OU DEPENDEM DE ALGUÉM PARA TRATAMENTOS, ATIVIDADES DO COTIDIANO AUXILIADOS POR ALGUM MEIO, PRODUTO OU PESSOA, AFIM DA PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DA SUA VIDA OU DE OUTREM.

      OBS. 3 – POR IRONIA E PELA LEI RETIRAMOS E DECLINAMOS OS NOSSO CHAPÉUS JUNTO AOS RETENTORES DOS PROCESSOS E FAZER UM AGRADECIMENTO POR MÉRITOS E POR TER NOS CEDIDO EM PRAZO INFERIOR A 365 DIAS NOSSO PEDIDOS…….. MUITO OBRIGADO.

  58. Tenho uma dúvida. Eu morava no Rio Grande do Sul e, em 2014, consegui a isenção do IPI em 2 dias úteis (Santa Maria). Me mudei para o Rio Grande do Norte, onde o processo está bem demorado. A dúvida que tenho é se eu posso dar entrada na isenção do IPI em outro estado (estaria disposto ir até Pernambuco, onde é mais rápido), haja vista que essa isenção é de nível federal. Logicamente o pedido de isenção de ICMS / IPVA em que ser no estado de residência.
    Caso alguém saiba algo a respeito, fico muito agradecido.

  59. Ola sou de piracicaba quanto tempo demora pra eu ter desconto na compra do carro? OutrA pergunta: quem faz o laudo so o medico ol o lugar que eu compra o carro eles ja fazem o procedimento ? Obrigado desde ja

  60. Olá, faço processos em Santa Catarina na região litorânea que compete a Delegacia da Receita Federal de Florianópolis as análises e o tempo de espera é de 8 ou 9 meses, podendo este tempo aumentar nos casos dos processos intimados. Até janeiro de 2015 em média eram obtidos os despachos em 30 dias, mas desde então este tempo começou a aumentar.
    Correndo atrás de respostas para explicar o aumento do tempo fui informado pelos analistas/ fiscais que isso esta ocorrendo pelo aumento da demanda. Na minha opinião isso esta acontecendo por uma serie de fatores: ocorreram mudanças de fiscais em Florianópolis sendo que estes novos fiscais sem experiencia acabam demorando mais para analisar, outro detalhe é que eles estão analisando mais coisas que antes não eram vistas, falo isso pois comecei a receber intimações com pedido de coisas que nunca foram solicitadas antes, sem contar que no ano de 2015 parece que tivemos algumas greves brancas dentro da repartição pública o que culminou atualmente em um acumulo de aproximadamente 2 mil processos para apenas dois fiscais despacharem criando o gargalo.

    • BOA NOITE.

      PELO QUE LI ACIMA, GOSTARIA DE PROPOR 2 PONTOS E 3 OBSERVAÇÕES.

      1- CAMPANHA PARA A EXTINÇÃO DA ESTABILIDADE DO FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL.

      2- MOBILIZAÇÃO E UNIFICAÇÃO DE TODOS OS OS INTERESSADOS DE DOCUMENTOS RETIDOS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS E FUNCIONÁRIOS PAGOS COM NOSSOS IMPOSTOS NA QUESTÃO DE PRAZOS COM CRIAÇÃO DE UMA REDE NACIONAL NESTE SENTIDO. ***** REDES SOCIAIS****

      OBS. 1 – “Em alguns casos a burocracia é indispensável, para que não existam fraudes”

      OBS. 2 – QUANDO A RECLAMAÇÃO PASSAR DE DE MERAS DIGITAÇÕES E COMEÇAR A SURGIR EFEITOS NO BOLSO DAQUELES QUE SE ABASTECEM COM NOSSOS IMPOSTOS E QUANDO A PORTA DA RUA POR VIAS LEGAIS SEREM A SERVENTIAS DAS HONROSAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DOS QUE FAZEM A “BURROCRACIA” UMA ARMA PARA PEDIR OU REVINDICAR SEUS DIREITOS, ESQUECENDO DOS DIREITOS DAQUELES POR ALGUM INFORTÚNIO SÃO DESPROVIDOS DE LOCOMOÇÃO MOTORA OU DEPENDEM DE ALGUÉM PARA TRATAMENTOS, ATIVIDADES DO COTIDIANO AUXILIADOS POR ALGUM MEIO, PRODUTO OU PESSOA, AFIM DA PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DA SUA VIDA OU DE OUTREM.

      OBS. 3 – POR IRONIA E PELA LEI RETIRAMOS E DECLINAMOS OS NOSSO CHAPÉUS JUNTO AOS RETENTORES DOS PROCESSOS E FAZER UM AGRADECIMENTO POR MÉRITOS E POR TER NOS CEDIDO EM PRAZO INFERIOR A 365 DIAS NOSSO PEDIDOS…….. MUITO OBRIGADO.

  61. Valkiria Gomes Valerio

    Descaso com o ser humano, 94 dias que dei entrada na receita federal. Fiz contato pela ouvidoria que então me respondeu: Que esperasse , pois estão com trabalho demais. Sou de Sorocaba SP

    • Robson Oliveira

      Boa tarde Valkiria,
      saiu seu processo?
      Também sou de Sorocaba.
      Grato

    • BOA NOITE.

      PELO QUE LI ACIMA, GOSTARIA DE PROPOR 2 PONTOS E 3 OBSERVAÇÕES.

      1- CAMPANHA PARA A EXTINÇÃO DA ESTABILIDADE DO FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL.

      2- MOBILIZAÇÃO E UNIFICAÇÃO DE TODOS OS OS INTERESSADOS DE DOCUMENTOS RETIDOS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS E FUNCIONÁRIOS PAGOS COM NOSSOS IMPOSTOS NA QUESTÃO DE PRAZOS COM CRIAÇÃO DE UMA REDE NACIONAL NESTE SENTIDO. ***** REDES SOCIAIS****

      OBS. 1 – “Em alguns casos a burocracia é indispensável, para que não existam fraudes”

      OBS. 2 – QUANDO A RECLAMAÇÃO PASSAR DE DE MERAS DIGITAÇÕES E COMEÇAR A SURGIR EFEITOS NO BOLSO DAQUELES QUE SE ABASTECEM COM NOSSOS IMPOSTOS E QUANDO A PORTA DA RUA POR VIAS LEGAIS SEREM A SERVENTIAS DAS HONROSAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DOS QUE FAZEM A “BURROCRACIA” UMA ARMA PARA PEDIR OU REVINDICAR SEUS DIREITOS, ESQUECENDO DOS DIREITOS DAQUELES POR ALGUM INFORTÚNIO SÃO DESPROVIDOS DE LOCOMOÇÃO MOTORA OU DEPENDEM DE ALGUÉM PARA TRATAMENTOS, ATIVIDADES DO COTIDIANO AUXILIADOS POR ALGUM MEIO, PRODUTO OU PESSOA, AFIM DA PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DA SUA VIDA OU DE OUTREM.

      OBS. 3 – POR IRONIA E PELA LEI RETIRAMOS E DECLINAMOS OS NOSSO CHAPÉUS JUNTO AOS RETENTORES DOS PROCESSOS E FAZER UM AGRADECIMENTO POR MÉRITOS E POR TER NOS CEDIDO EM PRAZO INFERIOR A 365 DIAS NOSSO PEDIDOS…….. MUITO OBRIGADO.

  62. Na minha cidade em S. Carlos, SP demorou 5 dias.
    Acredito que em casos de idosos, no caso da minha mãe…ela fez uma declaração alegando a idade e solicitando por este motivo o período de 10 dias…

    • Carina, em que momento devo pedir urgência devido à minha idade? No caso, 65 anos. Você poderia compartilhar um modelo dessa declaração? Desde já obrigado.

    • parabéns, voce é uma exceção dentre os 46 milhões de brasileiros que englobam o roll de pessoas deficientes e um entre os poucos com sorte. fico feliz pela conquista inusitada, sinta-se como um premio advindo dos céus..

  63. Com processo em SP desde 05/11/15.
    Ouvidoria só da resposta padrão.
    Já estou cansado.

    • BOA NOITE.

      PELO QUE LI ACIMA, GOSTARIA DE PROPOR 2 PONTOS E 3 OBSERVAÇÕES.

      1- CAMPANHA PARA A EXTINÇÃO DA ESTABILIDADE DO FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL.

      2- MOBILIZAÇÃO E UNIFICAÇÃO DE TODOS OS OS INTERESSADOS DE DOCUMENTOS RETIDOS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS E FUNCIONÁRIOS PAGOS COM NOSSOS IMPOSTOS NA QUESTÃO DE PRAZOS COM CRIAÇÃO DE UMA REDE NACIONAL NESTE SENTIDO. ***** REDES SOCIAIS****

      OBS. 1 – “Em alguns casos a burocracia é indispensável, para que não existam fraudes”

      OBS. 2 – QUANDO A RECLAMAÇÃO PASSAR DE DE MERAS DIGITAÇÕES E COMEÇAR A SURGIR EFEITOS NO BOLSO DAQUELES QUE SE ABASTECEM COM NOSSOS IMPOSTOS E QUANDO A PORTA DA RUA POR VIAS LEGAIS SEREM A SERVENTIAS DAS HONROSAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DOS QUE FAZEM A “BURROCRACIA” UMA ARMA PARA PEDIR OU REVINDICAR SEUS DIREITOS, ESQUECENDO DOS DIREITOS DAQUELES POR ALGUM INFORTÚNIO SÃO DESPROVIDOS DE LOCOMOÇÃO MOTORA OU DEPENDEM DE ALGUÉM PARA TRATAMENTOS, ATIVIDADES DO COTIDIANO AUXILIADOS POR ALGUM MEIO, PRODUTO OU PESSOA, AFIM DA PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DA SUA VIDA OU DE OUTREM.

      OBS. 3 – POR IRONIA E PELA LEI RETIRAMOS E DECLINAMOS OS NOSSO CHAPÉUS JUNTO AOS RETENTORES DOS PROCESSOS E FAZER UM AGRADECIMENTO POR MÉRITOS E POR TER NOS CEDIDO EM PRAZO INFERIOR A 365 DIAS NOSSO PEDIDOS…….. MUITO OBRIGADO.

  64. Entrei com o processo no dia 17/11/2015. Até hoje (19/02/2016), ou seja, mais de 3 meses… Nenhuma resposta! A unica movimentacao é que foi pra São Paulo ser analisado. Um absurdo o descaso com os deficientes!

  65. Gente, otima notícia, minha carta de autorização chegou, quase completando 4 meses de espera, agora é so correr atras dos proximos detalhes.

    • Silvana Santavicca

      Uma pergunta pra vc que comentou que a autorizacao chegou… gostaria de saber se eles enviam a carta em casa ou algum aviso de que esta disponivel pra ir retirar? eu mesma fiz o processo e entreguei na receita federal e vi no site que mudou a sequencia , ou seja alguma coisa aconteceu, mas nao sei o que, o site nao informa claramente se esta liberado ou nao… eles pediram para eu acompanhar o andamento do processo pelo site, mas a posicao nao e clara. agradeco sua ajuda, Silvana

    • parabéns, voce é uma exceção dentre os 46 milhões de brasileiros que englobam o roll de pessoas deficientes e um entre os poucos com sorte. fico feliz pela conquista inusitada, sinta-se como um premio advindo dos céus..

  66. Alguém sabe um profissional em porto alegre RS, para me indicar.

  67. Vi a mensagem do Marcelo Augusto, se vc protocolou em outubro entao o meu de 11/11/15 vai demorar um pouco mais…rsrs
    Rir pra não chorar…
    Como esta o status do seu pedido?
    Abs
    Douglas

  68. Alessander Furlan

    Situação é triste! Deprimente! Constrangedora… Sou de São Paulo, protocolei em 20.10.2015, devido a necessidade urgente, como a maioria aqui, acaba que passa a ter seu dia a dia, fica congelado!! pessoal estive 5 vzs para obter maiores informações no CAC, e é muito triste saber de um servidor o que ocorre neste cenário!!! saber este lado escuro só leva mais indignação!! meio onde parece claro a todos no setor que lidam diretamente com isso!! diria até “PODRE”, no momento em que não se obtem uma lista real, tipo uma ordem, só gera desconforto, pelo fato de não ter de fato um retorno a altura para um contribuinte, que sempre obedece prazos para seus descontos mês a mês!! esta tamanha demora, amanhã chegando em 100 dias, só veio me atrapalhar ao ajudar!! espero que após todo transtorno vivenciado, possa contribuir em algo!! ouvidoria mais de 20 dias tel 146, está temporariamente fora de serviço!! via mensagem, somente respostas copiadas e coladas!! sites de reclamação eles se julgam acima de qualquer um, em não responder reclamações!! só resta desejar em dobro, para quem pertence a esse cenário, e nada faz!! tipo, disponibiliza algo referente a isso, atualizando informações!!! mesmo que não for relativo a DOENÇA, quem sabe assim, poderão refletir!! QUE DEUS NOS AJUDE, a quem aqui acredita!! BOA SORTE A TODOS!! ainda assim continuarei amando meu PAIS!! Dias melhores hei de chegar!!

  69. Boa tarde, como faço para acompanhar o andamento da isenção do IPI no site da Receita Federal.

  70. Quando tempo está demorando no estado de São Paulo, pois já fazem 2 meses e meio que dei entrada e até agora nada foi publicado. Qual o site para consulta do andamento do processo junto à Fazenda?

  71. Olá,

    Procuro informações para reclamar na Receita Federal sobre o pedido de isenção de IPI.

    Protocolei o pedido de Isenção de IPI em SP – Capital dia 27 de Outubro de 2015 na intenção de comprar um Honda Fit, mas com o reajuste de tabela do carro no ano de 2016 acabei sendo prejudicado devido a restrição no valor de até R$70.000.

    Mudei a minha intenção de compra para o modelo New Fiesta, mas devido a demora e sem previsão de chegada da carta de IPI, já se passaram 90 dias e não tive qualquer retorno. As opções de carros só diminuem prejudicando com descaso o comprador que tem por direito a isenção.

    Gostaria de saber se alguém pode ajudar e informar contatos/sites/telefones da Ouvidoria da Receita Federal pra tentar alguma providencia.

    Att
    Marcelo Augusto

    • Cadastre seu manifesto no endereço. https://ouvidoria.fazenda.gov.br/sisouvidor/livre/mensagem/CadastroManifestacaoInternet.so
      Nele consegui adiantar o meu processo aqui no E.S. Caso não tenha resposta convincente em uma semana…abra outro até conseguir. Não espere chegar via Correio se houve mais que duas movimentações na consulta do seu processo vá até a agencia da receita federal e imprima a segunda via na hora.

    • Alessander Furlan

      Amigo se servir de base como estou tentando imaginar!! a ouvidoria diz existir uma ordem cronológica, ou seja que existe uma forma precisa de ninguém ser melhor que ninguém, ja que todos somo acometidos de uma doença dentro do suposto beneficio… veja em rede social vi uma pessoa que protocolou em 08.09 saiu no começo de janeiro, quase 120 dias!! neste tempo procurei matérias a respeito e 120 dias, era o que levava na era processo PAPEL FISICO!! que após implantação do e-processo tudo havia mudado na questão tempo!! diminuindo para 30 dias, por conta disto eles foram certificados com vários selos de excelência!! ta na hora de rever estes selos!!! BOA SORTE

    • bom dia, amigo ja obteve resposta p conclusão? o meu tb é de sp com data prot 20/10 não ocorreram pendências e mesmo assim parado desde o dia da entrada!! impressionante.

    • Meu pai deu entrada no dia 05/11/2015 e até agora nada.
      Já reclamei na ouvidoria diversas vezes e sempre a resposta padrão que existem muitos pedidos.

    • Amigo, abra uma manifestação por escrito no site da ouvidoria https://ouvidoria.fazenda.gov.br/sisouvidor/livre/mensagem/CadastroManifestacaoInternet.so
      Nele consegui adiantar o meu processo aqui no E.S. Caso não tenha resposta convincente em uma semana…abra outro até conseguir. Quando tiver mais de duas movimentações na consulta pelo site da receita federal do seu processo vá até a agencia da receita federal e imprima a segunda via na hora.

  72. Boa noite,
    O único meio de acompanhar o processo é pelo site? O meu já esta há 6 meses lá e nada. O desespero é nesse tempo a maioria das opções de compra tiverem aumento no valr e ultrapassaram os 7 mil.

  73. Boa tarde, meu processo está na receita federal a 72 dias, e somente ontem depois de registrar uma reclamação na ouvidoria da receita houveram duas movimentações em meu pedido, e acompanhando pelo site aparece que foi protocolado na equipe de triagem, alguém sabe dizer quanto tempo ainda leva para a resposta?

    • Meire, acredito que se vc for na agência conseguirá emitir a segunda via na hora. Creio que esse departamento de triagem é para te enviar via correios. Vc indo na agência ja agiliza e eles imprimem a segunda Via. Boa Sorte…

    • Não espere chegar via Correio se houve mais que duas movimentações na consulta do seu processo vá até a agencia da receita federal e imprima a segunda via na hora.

    • Meire, Vá até a agência da receita federal que vc deu entrada pois provavelmente vc conseguirá emitir a segunda via do processo na hora. Creio que essa equipe de triagem é apenas para envio pelos Correios, indo na agência da receita vc resolve o problema

  74. hildo antonio maziero

    Floripa-SC – Processo protocolado em 14.07.15 – já se passaram 6 meses e nada………já fiz contato com a OUVIDORIA da Receita. Muito bem atendido, n. de protocolo etc…. mas, AÇÃO…. nada…..

    • Hildo..insista nas manifestações escritas…e consulte sempre seu processo…caso tenha mais de 2 movimentações vá até a agência da receita federal e tente emitir a segunda via do processo na hora; não espere a entrega dos Correios.

  75. Ai,ai, essa receita federal nao é brincadeira não, dei entrada no processo em outubro de 2015, e ate agora nada.
    Então, lendo a dica do amigo Ramom, que e do mesmo estado que eu, resolvi ligar pra ouvidoria semana passada, então obtive a resposta: A demanda esta muito alta, para analisar processos, pedimos a compreensão. é brincadeira esse tipo de resposta, o que me resta, e aguardar e ligar novamente pra ouvidoria, ate saber de uma resposta descente.

  76. Tenho acompanhado o blog pois ele é cheio de informações valiosas aos que precisam de um veiculo adaptado. Eu sou um deles. E em nov/15 iniciei o processo de solicitação das isenções, mas na virada do ano, por conta da situação econômica, algumas montadoras estão reajustando os valores dos veículos, e assim modelos, como Honda Fit, tiveram sua oferta reduzida, pois hoje somente o modelo DX e LX se encaixam no limite de R$70.000,00 para isenção “completa de impostos”. No fundo a população PcD está perdendo a chance de escolha e tendo pouca opção, caso contrário terá de pagar mais, aliado ao custos de tratamentos. Mais uma vez o governo mostra que o limite está defasado e deveria ser atualizado. Obrigado e parabéns.

  77. Dei entrada em 15 de outubro, o venddor disse-me que demoraria no máximo dois meses, enganação para vender, agora vendi o carro, estou andando de carro alugado e taxi, precisando do carro, mandei várias reclamações para ouvidoria, de nada adianta, eles enviam respostas automáticas robotizadas, ou seja a ouvidoria não serve para nada, somente de enfeite!

    • Aqui no E.S. deu certo entrar em contato com a ouvidoria, saiu com 2 meses e meio. Sugiro continuar abrindo manifestações na ouvidoria expressando sua urgência pela conclusão do processo. Aqui em minha cidade quem não reclamou na ouvidoria o processo de IPI saiu com 4 meses.

  78. Pessoal bom dia, Primeiro parabenizar ao Michael pelo blog e ótima matéria! E segundo quero compartilhar minha experiência sobre o prazo para isenção IPI. Gente realmente ajuda muito abrirmos uma notificação na ouvidoria da receita federal. Aqui no E.S. eu aguardei dar os 2 meses de prazo médio que a receita estipula, quando se passou 2 dias abri uma notificação na ouvidoria da receita reclamando a demora e necessidade de urgência na conclusão do processo; após 3 dias me deram uma resposta muito vaga, abri outra logo em seguida, o resultado foi que com 2 meses e meio saiu o meu processo do IPI sendo que de um amigo meu da minha cidade demorou 4 meses; e no rodapé de uma das páginas do meu processo saiu o número de protocolo da minha notificação na ouvidoria; ou seja, realmente AJUDA MUITO ABRIR RECLAMAÇÃO NA OUVIDORIA DA RECEITA.
    A minha intenção sempre foi de comprar o Corolla GLI automático de R$69.990; e entrei em contato com a vendedora de vendas diretas e me informou que esse veículo terá aumento de preço final de Março passando do teto de R$70 mil. OU SEJA, QUEM ESTÁ INTERESSADO EM COMPRAR UM COROLLA GLI FAÇA A INTENÇÃO DE COMPRA E A ENTRADA DO ICMS -SP AINDA ESSE ANO, POIS EM JANEIRO NÃO DEVERÁ DAR MAIS TEMPO DE ADQUIRIR ESSE CARRO COM TODOS OS DESCONTOS. Graças a Deus eu consegui fazer o pedido e a entrada do icms-sp, a vendedora me deu o prazo de entrega do carro para Março/16. Abraço e boa sorte a todos.

  79. Meu filho se encaixa no “perfil” que tem direito ao benefício (doença cerebral). Qual seria o primeiro passo?

  80. Maria Amelia Carvalho Ferreira

    Aqui São Luis do Maranhão o meu foram 5 meses um verdadeiro descaso.

  81. Aqui em governador lindenberg no Espírito Santo demorou 4 meses de uma pessoa amiga minha. O meu já tem pouco mais de 2 meses e nada ainda.. Comecei a enviar manifestações pela ouvidoria recentemente.. Vamos ver se vai adiantar…

  82. Facilita Isenções

    Matéria fantástica, um descaso com nós profissionais.

  83. Aqui no Paraná Estadual e Federal o meu demorou 5 meses. Absurdo!

  84. para pessoas que tem problema de audição sera que tem direito de compra um carro com desconto especiais..

  85. Saiba o Porquê da demora e Qual o Tempo Médio de Análise para um Processo de Isenção de IPI em algumas Regiões do País… Quanto tempo demora em sua Cidade? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉

Deixe uma resposta