Como Fazer as Isenções para a Pessoa com Deficiência e Se Tornar um Empresário de Sucesso

Como Fazer as Isenções para a Pessoa com Deficiência e Se Tornar um Empresário de Sucesso
Como Fazer as Isenções para a Pessoa com Deficiência e Se Tornar um Empresário de Sucesso

Como Dominar um Mercado que NÃO conhece Crise: Isenções para a Pessoa com Deficiência

Historicamente, os momentos de dificuldades econômicas têm sido o berço de ótimos negócios. Enquanto está todo mundo desanimado e se deixando levar pelo derrotismo, alguns empreendedores identificam oportunidades para começar seus empreendimentos.
 
Existem muitos tipos de negócios que crescem em tempos de crise, e se você estiver preparado, um ambiente econômico que pode parecer desfavorável, pode acabar lhe proporcionando ótimas opções de investimento.
 
E sem dúvida, um ótimo lugar para se encontrar este tipo de negócio hoje, é no Mercado de Carros com Isenções para a Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Familiares.


Publicidade

Curso: Como Fazer Isenção (CFI)

Como Dominar um Mercado que NÃO conhece Crise

COMO POSSO ME RECICLAR OU ME TORNAR UM PROFISSIONAL EM ISENÇÕES? CLIQUE AQUI.


O Mercado de Automóveis

O Carro é a paixão nacional do brasileiro. Com crise ou sem crise, novas marcas de tempos em tempos aparecerem querendo fabricar seus carros por aqui. Mesmo assim, esta indústria sofre altos e baixos. Um exemplo atual é a crise que o mercado automotivo está passando desde o 2º Semestre do ano passado.
 
Apesar da crise no setor automotivo ter mostrado que seu fundo do poço foi em abril deste ano, e que o mercado já dá sinais de uma leve recuperação, se comparados os números de vendas com os meses do ano passado, o crescimento foi negativo. No acumulado do ano, o volume de vendas é 24,6% inferior ao de 2015, segundo a Fenabrave. Mesmo com a ligeira recuperação, a Federação espera queda de 16% no fechamento de 2016.
 

O Mercado de Automóveis no Varejo.
O Mercado de Automóveis no Varejo.
 

Varejo X Venda Direta

Muita gente não sabe, mas a queda das vendas no setor automotivo, esta relacionada apenas às Vendas no Varejo, ou venda de Showroom. A venda no varejo é aquela que acontece quando você vai à uma concessionária de determinada marca, e lá compra o seu automóvel. Esta concessionária compra o carro da fábrica, e depois revende o carro para você.
 
É por isso que neste tipo de venda, 2 notas fiscais são emitidas: Uma da venda do fabricante para a concessionária, e outra da concessionária para o cliente.
 
Porém, existe uma modalidade de venda de automóveis pouco conhecida, que vai na contra-mão da crise, a chamada Venda Direta. Na venda direta a concessionária apenas intermedia o negócio, que neste caso acontece diretamente entre o fabricante e o cliente. Como não existe o lucro de revenda da concessionária, o Automóvel sai bem mais barato, especialmente se possuir benefícios fiscais.
 
Neste negócio apenas 1 nota é faturada: A da venda do fabricante para o cliente final.
 
Não é qualquer pessoa que pode optar por esta modalidade de venda. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas precisam se enquadrar em certas condições para ter acesso a esta venda diferenciada.
 
Exemplos de pessoas, empresas ou entidades que podem comprar através da venda direta são as Locadoras, Empresas Frotistas, o Produtor Rural, Órgãos do Governo, Consulados, Pessoas com Deficiência, Táxis com ou sem isenção de impostos, Auto Escolas, Entidades Religiosas ou Assistenciais, Micro-empresas, Empresas de Pequeno Porte, entre outros.
 

Venda Direta para a PcD

A Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida ou Familiar pode comprar carro nesta modalidade. O desconto na venda direta em relação ao varejo pode chegar em até 30%. Isto se deve ao desconto do valor de impostos, e dependendo do fabricante e da época da compra, bônus especiais do fabricante. Com crescimento médio acima de 30% desde 2012, este mercado anda na contra-mão do cenário econômico desfavorável de nosso país.
 
O direito é pouco divulgado pelo governo, já que existe renúncia de receita. Mas mesmo os que o conhecem e pretendem exercê-lo, não terão um caminho fácil. A burocracia pode ser tão grande, devido há vários detalhes, que a pessoa muitas vezes acaba desistindo.
 
E é justamente esta burocracia que cria a grande oportunidade de negócio, a possibilidade de se especializar neste tipo consultoria e ajudar a Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida ou seu Familiar a exercer o seu justo Direito.
 

Se tornando um Consultor de Isenções

 
É um negócio como qualquer outro, onde a atitude empreendedora é determinante para o seu sucesso. A diferença crucial aqui é que ser um Consultor em Isenções hoje, significa trabalhar com Vendas Diretas, ou seja, ver o fruto de seu trabalho mais rapidamente. Após se especializar e começar a atuar, este empresário encontrará um cenário bem mais interessante do que em muitos negócios nos dias de hoje.
 
O valor médio de um processo completo de Isenção é de R$ 800,00 – o que corresponde às consultorias nos processos de IPI, ICMS e IPVA. O valor é somente dos honorários e varia conforme a região. Quanto mais próximo de um grande centro, menor o valor por causa da concorrência.
 
Ainda, este valor pode ir aumentando conforme outros serviços vão sendo agregados – por exemplo quando é adicionada a consultoria na aquisição da CNH Especial e no Emplacamento do Carro 0Km com Isenções.
 
Este Empreendedor, caso queira investir neste Nicho sem reinventar a roda, aplicando as boas e melhores práticas do mercado logo no início da empreitada, costuma fazer de 1 à 3 processos já no primeiro mês. Mantendo o impulso, após 12 meses muitos alegam fazer de 20 à 30 consultorias por mês, trabalhando sozinhos. Quando este volume de trabalho bate a porta, é muito difícil expandir sem a contratação de colaboradores.
 
A maioria desses empresários começam trabalhando em casa, com o objetivo de terem uma renda extra ao seu rendimento principal. Mas como todo negócio levado à sério, a tendência natural é que aos poucos a dedicação seja total ao negócio de Isenções. O próximo passo é ter seu escritório físico e contratar.
 
A expectativa de crescimento deste mercado segundo a FENABRAVE no último ano foi de 20% apesar da crise. Com isso, vários empresários ligados à área documentalista começaram a dedicar esforços na criação de departamentos que cuidassem exclusivamente de Isenções: Contadores, Advogados, Despachantes, Auto Escolas, Concessionárias, Seguradoras, etc..
 

O Retrato do Mercado

Feiras e eventos são os melhores lugares para se ter uma ideia dinâmica de um determinado seguimento. Retrato do Mercado de Isenções, a Mobility & Show aconteceu no final do mês de junho, sendo um local de presença obrigatória para a Pessoa com Deficiência e Empreendedores.
 
Nela foi possível conhecer os produtos e serviços privados e públicos do seguimento: peças, adaptações, direitos, trânsito, CNH Especial, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, veículos, enfim, um espaço com inúmeras informações para quem pretende empreender no negócio.
 

 
O evento contou com a participação de fabricantes como Toyota, Renault, Peugeot, Nissan, Citroën, Volkswagen, Jeep, Chevrolet, Fiat, Hyundai, com destaque para as marcas que lançaram a pouco veículos disponíveis para a venda direta: Mercedes-Benz e BMW.
 
A Reatech, cujo foco principal não é a venda direta de automóveis, não aconteceu por causa da crise. A Mobility se adiantou para preencher o espaço deixado por esta feira. Com a volta da Reatech no calendário de 2017, a feira deve se repetir apenas em setembro do mesmo ano.
 
Neste ano, mais de 5.800 pessoas estiveram na feira, um aumento de 93,5% em relação ao ano anterior, assim como 1.943 Test-Drives – um aumento de 96,5% em relação à última edição.
 
Com um resultado fantástico neste ano, os organizadores já possuem projeto em andamento de versões da feira para a capital mineira e fluminense: a Mobility & Show Minas e a Mobility & Show Rio.
 

Artigos Relacionados:

 
Como comprar carro com até 30% de desconto
Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
ICMS-SP para todo o Brasil
 


Publicidade

Curso: Como Fazer Isenção (CFI)

Como Dominar um Mercado que NÃO conhece Crise

COMO POSSO ME RECICLAR OU ME TORNAR UM PROFISSIONAL EM ISENÇÕES? CLIQUE AQUI.
 
 

Parceria e Sistema

COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
 
 

Consultores em sua Região

LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
 


Curta minha Página no Facebook

 

Assine meu Canal no Youtube

 


E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!

 

Fontes

  1. Auto Esporte
  2. Venda Direta – VW
  3. Canal da Despnet no Youtube
  4. Curso Como Fazer Isenção (CFI)

 

3 Respostas

  1. Olá, Michael! Gostaria de me tornar um empreendedor do ramo para atuar em Porto Alegre e região. Saberia me dizer quais são os escritórios que já atuam com isenção aqui? Gostaria muito de participar do seu curso e conhecer melhor o Sistema Despnet. Agradeço desde já pela sua atenção.

  2. e muito bom ,tem que ter procuraçao do cliente para tocar o processo de insençao, e como fica o documentos de professores que nao pricisa de luado do trasito e medico perotp

  3. Pra quem quer empreender, o mercado de venda direta é uma grande oportunidade e garantia de bons negócios, especialmente para aqueles que vêem nesta causa uma grande missão de vida.

 

Deixe o seu comentário!