Detran registra aumento de Habilitações para as Pessoas com Deficiência

postado em: CNH Especial | 6
Detran registra aumento de habilitações para pessoas com deficiência
Detran registra aumento de habilitações para as Pessoas com Deficiência

De 2014 até o primeiro semestre de 2015, 1.058 Pessoas com Deficiência procuraram o Departamento para dar entrada no processo de retirada do documento

 
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) registrou aumento no número de Pessoas com Deficiência em busca da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o diretor de Habilitação do órgão, Venâncio Cardoso, desde 2014 até o primeiro semestre de 2015, 1.058 Pessoas com Deficiência procuraram o Departamento para dar entrada no processo de retirada do documento.
 
Venâncio Cardoso explica que o procedimento é semelhante ao das pessoas que não possuem deficiência. “Inicialmente o processo é o mesmo, mas depois do exame psicotécnico, caso o candidato esteja apto, ele vai para o exame médico. Quando a deficiência é constatada, o candidato é encaminhado para uma junta médica que avalia o grau de deficiência da pessoa e as adaptações necessárias para que o candidato conduza o veículo com segurança”, esclarece o diretor de Habilitação.


Publicidade

Curso: Como Fazer Isenção (CFI)

Como Dominar um Mercado que NÃO conhece Crise

COMO POSSO ME RECICLAR OU ME TORNAR UM PROFISSIONAL EM ISENÇÕES? CLIQUE AQUI.


Os candidatos com deficiência podem receber permissão apenas nas categorias A, B ou AB, a classificação é determinada pela junta médica. Em 2014, 713 pessoas com alguma deficiência física foram atendidas pela junta médica. Até o primeiro semestre deste ano, o número de candidatos com deficiência foi de 345.
 
Quanto aos Centros de Formações de Condutores (CFC) no Piauí, apenas dois oferecem carros adaptados para pessoas com deficiência, todavia, a diretoria de Habilitação está fazendo uma campanha de incentivo junto às demais autoescolas do estado sobre a necessidade de adquirir um veículo adaptado. “Estamos procurando aumentar esse número devido à grande procura. Por isso, estamos em uma missão de conscientizar as autoescolas sobre essa necessidade”, destaca Venâncio.
 
Atualmente, o Detran faz uma série de exigências para o funcionamento de todas as autoescolas, todavia o veículo adaptado ainda não é um item obrigatório previsto na legislação. Portanto, o órgão busca, de outras formas, conscientizar as autoescolas da importância de possuir veículos adaptados.
 
“O Detran fiscaliza rigorosamente as questões de acessibilidade nas dependências físicas das autoescolas, como ter rampas de acesso, banheiro e salas de aula adaptados. Mas quanto aos veículos, o que estamos fazendo no momento é uma campanha de conscientização, mostrando a importância de oferecer esse suporte para os deficientes físicos”, finaliza o diretor.
 
Artigos Relacionados:
Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
Isenção da Taxa da CNH | O que é
4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções


Publicidade

Curso: Como Fazer Isenção (CFI)

Como Dominar um Mercado que NÃO conhece Crise

COMO POSSO ME RECICLAR OU ME TORNAR UM PROFISSIONAL EM ISENÇÕES? CLIQUE AQUI.
 
 

Parceria e Sistema

COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
 
 

Consultores em sua Região

LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
 


Curta minha Página no Facebook

 

Assine meu Canal no Youtube

 


E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!

 
Fonte:
Estado do Piauí
 
 

6 Respostas

  1. Olá,
    Tenho observação na minha CNH, uso obrigatório de lentes. Eu sou considerado com deficiente visual?
    Obrigado.

  2. Antonio Jose da Silva

    Preciso tirar carta de moto adaptada,e não acho auto escola

  3. CONFAZ Prorroga Convênio 38 até 30 de Abril de 2017

    No dia 02 de Outubro, último, o CONFAZ se reuniu novamente a fim de discutir a prorrogação do convênio permissivo a isenção do ICMS na compra de veículos ZERO KM para pessoas com deficiência, beneficio este que venceria em Dezembro/2015. Ficou decidido então a prorrogação até 30 de Abril de 2017, sendo que foi mantido o teto de R$ 70 mil reais.

  4. Acho injusto o atual sistema de isenções para deficiente físico.
    Não seria melhor para todos se o beneficiário da isenção pudesse achar no mercado o carro zero que desejasse (logicamente dentro dos requisitos exigidos em lei como preço, fabricado no Brasil, potencia, etc) e depois de negociar com a loja simplesmente pagasse o valor liquido, descontando o IPI+ICMS a que tivesse direito?
    Ora, se o carro é zero e está a venda numa loja, ele tem nota fiscal e neste documento deve constar o valor a ser recolhido de impostos. Não vejo dificuldade em implementar esta melhoria.
    Na atual sistemática, quem ganha é a fábrica, que sempre coloca o preço máximo possivel, independente do preço de mercado de cada modelo, tipo, cor, versão, etc.

  5. Nossa que legal saber disso muito bom uma coisa que eu queria saber se é possível tira a CNH sem ter controle de tronco

    • Olá Paulo, para poder dirigir, na legislação do Brasil, você precisa de pelo menos 2 membros perfeitos (braços ou pernas) ou quase perfeitos.
      Não vejo impedimento, se este for o caso e for capaz de dirigir um veículo adaptado sob estas condições.

Deixe o seu comentário!