Ciclo de Vida do Serviço | Como ele impacta o seu negócio

postado em: Como Fazer Isenção | 2

Aprenda a dominar o máximo de cada fase dele

 
Sempre que escuto falar sobre ciclo de vida, logo me vem na lembrança a época de escola, aula de ciências e meu caderno brochura cuidadosamente encapado pela minha mãe. E Nele eu escrevendo à lápis: “Os seres vivos nascem, crescem, reproduzem-se, envelhecem e morrem”. Penso que baseado nisso é que especialistas em negócios aproveitaram esse termo, também para produtos e serviços. Ainda, uma infinidade de disciplinas o utilizam.
 
Pra muitos colegas, eu vivi o tempo das cavernas dos Despachantes Documentalistas. Já para os “antigões”, eu praticamente não vi mudanças, se claro comparado à eles.
 
Comecei a trabalhar com isso em 1996, há quase 20 anos atrás em Santos, litoral de São Paulo. Naquela época, assim como agora, lá o IPVA era recolhido no início do ano. Para recolhê-lo, era preciso preencher à máquina uma guia amarela com o valor do IPVA daquele ano, correspondente ao ano e modelo do veículo. Essas informações a gente tinha que consultar no Diário Oficial do Estado. Nós que inseríamos os dados do contribuinte e valores que seriam recolhidos através daquela guia. Preenchíamos à máquina!
 

Ferramenta indispensável para qualquer despachante até a década de 90
Ferramenta indispensável para qualquer despachante até a década de 90
 
Naquela época, a maioria dos despachante mantiam relacionamento anual com seus clientes, através de cartinhas impressas em impressora matricial. Os dados que preenchiam essas cartas estavam em um programa que rodava muito bem em nosso computador “286” com monitor monocromático, mostrando na tela letrinhas sempre verdes!


Publicidade

Curso: Como Fazer Isenção (CFI)

Como Dominar um Mercado que NÃO conhece Crise

COMO POSSO ME RECICLAR OU ME TORNAR UM PROFISSIONAL EM ISENÇÕES? CLIQUE AQUI.


Despachante Documentalista era Despachante Policial mesmo. Fazíamos serviços do Detran e ponto. Ganhávamos dinheiro preenchendo guias na máquina de escrever, tirando xerox, fazendo licenciamentos, transferência e soltávamos fogos quando o cliente nos trazia uma nota fiscal, para fazermos o 1º emplacamento do carro dele.
 
Quando o novo código nacional de trânsito entrou em vigor, um novo serviço surgiu: O recurso de multa. Fiz vários recursos. No começo a defesa era batida à máquina, claro. Depois apareceu o Word e as coisas ficaram mais fáceis, pois eu pude salvar vários modelos de defesa. Eu fiz mais de 1000 recursos de multa e me orgulho de ter conseguido uma taxa de deferimento de 20%. Mas isso vou deixar pra contar outra hora.
 
Depois do IPVA e principalmente do Licenciamento virarem eletrônico no estado de São Paulo, comecei a ver vários despachantes fecharem. Ainda vejo despachantes fecharem.
 
E por que fecharam e ainda fecham? Simplesmente por que negligenciaram a existência do Ciclo de Vida do Serviço. Quando o serviço morreu, morreram juntos com ele.
 
Ciclo de Vida significa mudança. E como diria John F. Kennedy: “A mudança é a lei da vida. E aqueles que confiam somente no passado ou no presente estão destinados a perder o futuro.”
 
Os gestores desses negócios que morreram, provavelmente ignoraram essa lei. Confiaram no passado ou no presente. Perderam o seu futuro. Conforme os principais serviços que sustentavam seu negócio foram morrendo, seu Catálogo de Serviços foi empobrecendo e os clientes começaram a deixar de consumir.
 
Toda empresa deve possuir um lista de serviços dentro de um Catálogo de Serviços bem definido. Esse catálogo deve ser sempre alimentado por novos serviços, novas expertises que vão sendo incorporadas ao quadro de habilidades da empresa. Conforme alguns serviços vão morrendo, novos serviços os substituem. Resultado: o negócio continua.
 
Você Assessor Documentalista é aquele que atua na esfera público-administrativa, seja qual for sua profissão: Despachante, Advogado, CFC, Contador, Vendedores de Automóveis, ou Especialistas em áreas como DPVAT e Isenções. Você tem o papel de Consultor, de Realizador e suas especialidades devem ser atualizadas o tempo todo. Novas Expertises adicionadas em seu Portfólio de Serviços devem ser uma constante e não um acidente.
 
No próximo artigo entrarei nos detalhes do Modelo do Ciclo de Vida do Serviço. Não perca!
Para não perder os próximos artigos, cadastre seu email aqui ao lado em “Quero Receber”.
 

Artigos Relacionados:

 
Como comprar carro com até 30% de desconto
Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
ICMS-SP para todo o Brasil
 


Publicidade

Curso: Como Fazer Isenção (CFI)

Como Dominar um Mercado que NÃO conhece Crise

COMO POSSO ME RECICLAR OU ME TORNAR UM PROFISSIONAL EM ISENÇÕES? CLIQUE AQUI.
 
 

Parceria e Sistema

COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
 
 

Consultores em sua Região

LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
 


Curta minha Página no Facebook

 

Assine meu Canal no Youtube

 


E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!

 

2 Respostas

  1. CONFAZ Prorroga Convênio 38 até 30 de Abril de 2017

    No dia 02 de Outubro, último, o CONFAZ se reuniu novamente a fim de discutir a prorrogação do convênio permissivo a isenção do ICMS na compra de veículos ZERO KM para pessoas com deficiência, beneficio este que venceria em Dezembro/2015. Ficou decidido então a prorrogação até 30 de Abril de 2017, sendo que foi mantido o teto de R$ 70 mil reais.

  2. Moacir Capillé

    Brilhante essa historia, vc. foi a fundo na maquina de escrever kkkkkk. realmente era trabalhoso.

 

Deixe o seu comentário!