Como definir a missão de seu negócio

postado em: Como Fazer Isenção | 3
Missão, Visão e Valores - O que são?
Missão, Visão e Valores – O que são?

O que são: Missão, Visão e Valores

 
Opa, aqui é o Michael e eu gostaria de falar com você sobre sua missão. Eu sempre escutei, e vi em muitos sites, empresas listando suas Missões, Visões e Valores. É bem comum ver essa lista em empresas grandes. Vou colocar aqui em baixo o exemplo da Fiat falando sobre isso:
 
 
 
 
 
MISSÃO:
 
Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar
e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.
 
VISÃO
 
Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos
e serviços automobilísticos.
 
VALORES
 
– Satisfação do cliente: Ele é a razão da existência de qualquer negócio;
– Valorização e respeito às pessoas: São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível;
– Atuar como parte integrante do Grupo Fiat: Juntos nossa marca fica muito mais forte;
– Responsabilidade social: É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa;
– Respeito ao Meio Ambiente: É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.


Publicidade

Curso: Como Fazer Isenção (CFI)

Como Dominar um Mercado que NÃO conhece Crise

COMO POSSO ME RECICLAR OU ME TORNAR UM PROFISSIONAL EM ISENÇÕES? CLIQUE AQUI.


 
Com base neste exemplo, isso significa que:
 
Missão é o porquê, a razão de seu negócio existir;
Visão é como você espera que seu negócio seja percebido pelos clientes,
de médio a longo prazo;
Valores são seus pilares, o que você acredita e o que você não abre mão
de buscar, enfim, de ser durante sua trajetória.
 
Eu tenho visto alguns pequenos negócios, formalizarem sua Missão, Visão e Valores de suas empresas. Geralmente são instituições que querem passar um ar mais sério de seu negócio.
 
Sinceramente, eu não vejo a preocupação em formalizar essa “lista” uma coisa bacana para negócios onde o empreendedor consegue estar próximo de seus clientes. Os pequenos negócios tem um diferencial positivo em relação aos “grandes” que deve ser constantemente explorado: o fator humano.
 
O cliente tem a oportunidade de ter um relacionamento, de se tornar um amigo seu e de seus colaboradores. Uma relação que pode durar por toda a vida.
 
E esse cliente ainda estará lá quando você se tornar grande, se ele sentir que também fez parte deste crescimento. E ele terá sempre essa percepção caso você sempre alimente esse relacionamento.
 
Olha pessoal, isso é uma verdade. Eu sempre que posso visito um grande amigo meu, que já foi meu patrão no passado, e hoje é também um grande parceiro de negócio, Roberto de Faria.
 
Quando estou no escritório dele, é impressionante quando vejo os seus clientes de 20 anos atrás ainda frequentarem o seu escritório. Mesmo aqueles clientes que eu julgava na época serem chatos e que acreditava que trocariam a gente no ano seguinte. Nossa, é impressionante vê-los ainda lá.
 
Eu acredito que eles continuam, pelo relacionamento. Claro que um relacionamento sadio, onde os pilares básicos da confiança em um serviço de qualidade, ou seja, aquele atendimento onde se recebe no mínimo o que se espera e além, foram sempre uma constante.
 
Esse diferencial, o relacionamento humano, é muito mais fácil, creio eu, em pequenos e médios negócios. Não abra mão deste diferencial!
 
Por isso que eu acho muito mais humano resumir Missão, Visão e Valores em apenas Missão. Quando você prega a sua missão como ser humano, as pessoas perceberam também suas visões e valores.
 
E então, como definir a missão de seu negócio?
 
Primeiro temos que entender, como diria Joe Girard, o maior vendedor de carros do mundo, que as pessoas não compram coisas. As pessoas compram pessoas.
 
A missão do seu negócio deve ser definida através de sua missão como pessoa humana, pois seu negócio é (na verdade deve) ser baseado em seus talentos e habilidades. O seu negócio tem a ver com você!
 
Então, qual a sua missão? O que você anda fazendo por aqui, na Terra?
 
Eu, Michael, acredito que tenho uma missão aqui na Terra, que é a mesma que a sua e a de qualquer ser humano, e que só acabará quando a nossa vida deixar de existir neste planeta. Independente de religião, eu acredito que
a missão de todo ser humano, é ajudar as pessoas. O motivo de eu estar nesta Terra, é que eu devo ajudar o máximo de pessoas possíveis, transformando a vida delas pra melhor.
 
Passar por esta vida sem ter servido para transformar a vida de alguém, é como se a vida não tivesse valido a pena.
 
E como cumprir essa missão? Através de meus talentos únicos – ou dons – que somados às minhas habilidades, serão os pilares de como cumprirei a minha missão aqui neste lugar passageiro. Isso pode acontecer ganhando ou não minha sobrevivência, trabalhando como empregado ou como patrão.
 
A minha missão deve ser bem parecida com a sua. Ajudar a Pessoa com Deficiência a exercer todos os seus direitos, incluindo-a plenamente na sociedade, e hoje ajudando-a em sua mobilidade, onde toda a PcD ou sua família, que possua condições financeiras de comprar e manter um carro 0km, possa comprá-lo com isenção total de impostos.
 
A diferença entre a gente, é que você faz com contato pessoal, sendo um facilitador na vida desta pessoa, a conectando com os órgãos públicos responsáveis na concessão desses direitos; já o meu trabalho é feito online, onde ajudo você através de sistemas e sacadas, a realizar seus talentos e habilidades com maestria, ajudando-o assim a ter mais tempo na captação de novos clientes, a espalhar o que você faz em sua região.
 
É importante que você não vá mais para o trabalho, e sim para sua missão. Viva sua missão, com todas as células do seu corpo! Assim, você não precisará se preocupar com Visão ou Valores. Eles fatalmente serão percebidos pelos seus clientes e parceiros!
 
 

Artigos Relacionados:

 
Como comprar carro com até 30% de desconto
Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
ICMS-SP para todo o Brasil


Publicidade

Curso: Como Fazer Isenção (CFI)

Como Dominar um Mercado que NÃO conhece Crise

COMO POSSO ME RECICLAR OU ME TORNAR UM PROFISSIONAL EM ISENÇÕES? CLIQUE AQUI.
 
 

Parceria e Sistema

COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
 
 

Consultores em sua Região

LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
 


Curta minha Página no Facebook

 

Assine meu Canal no Youtube

 


E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!

 

3 Respostas

  1. CONFAZ Prorroga Convênio 38 até 30 de Abril de 2017

    No dia 02 de Outubro, último, o CONFAZ se reuniu novamente a fim de discutir a prorrogação do convênio permissivo a isenção do ICMS na compra de veículos ZERO KM para pessoas com deficiência, beneficio este que venceria em Dezembro/2015. Ficou decidido então a prorrogação até 30 de Abril de 2017, sendo que foi mantido o teto de R$ 70 mil reais.

  2. Adorei, o texto e minha missão tambem é facilitar a vida de pessoas, conte comigo, temos muito trabalho a fazer por esse Brasil.

    • Obrigado Moacir. Juntos somos fortes! Colocando em ação nossos talentos e habilidades iremos transformar esse Brasil, fazendo dele um país mais inclusivo, mais acessível, mais pleno. Deixaremos um legado que ficará marcado na vida das pessoas que servimos.

Deixe o seu comentário!